Açoriano Oriental
IL quer atrair investimento para fixar população

Candidato liberal, José Luís Parreira, entende que deve ser definida uma estratégia nacional de atração de investimento para fixar população nos Açores


IL quer atrair investimento para fixar população

Autor: Paulo Faustino

O cabeça de lista da Iniciativa Liberal (IL) pelo círculo dos Açores à Assembleia da República (AR) entende que deve ser definida uma estratégia nacional de atração de investimento de modo a fixar população na Região, considerando que o atual problema do arquipélago é “a perda de população que significa também perda de oportunidades e rendimentos para os que ficam”.

José Luís Parreira falava ontem no Aeroporto João Paulo II, em Ponta Delgada, onde, após ter desenvolvido uma ação, chamou a atenção para “o problema grave de perda de população”, ressalvando que “Portugal e, sobretudo, os Açores perderam e perdem uma parte significativa da sua população”.

“Desengane-se quem ache que isto é um problema apenas daqueles que saem e das suas famílias que ficam isoladas e solitárias. É um problema de todos, incluindo os que ficam. (...)  Cada jovem que emigra é menos um contribuinte do nosso orçamento público, é menos um consumidor de bens e serviços locais, que com o seu poder de compra aumentam a procura por outros trabalhadores tão necessários para aumentar de forma geral os salários e é menos um membro das nossas comunidades, que são a chama viva da nossa identidade”, salientou aos jornalistas.

O candidato liberal à Assembleia da República constata que “não conseguimos atrair empresas que precisam de reter e contratar mão de obra qualificada, experiente e especializada”. Assim sendo, a IL vinca a necessidade de “reduzir a despesa pública em 4% do Produto Interno Bruto (PIB) para baixar os impostos sobre o trabalho na mesma proporção e atrair investimento”. Na verdade, em seu entender, “é hora de atrair para Portugal o ecossistema de empresas que deem empregos aos jovens portugueses, incluindo os açorianos, para que também mais empresas abram escritórios nos Açores (...)”.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados