Autor: Lusa/AO Online
A 09 de janeiro, a empresa pública Portos dos Açores, responsável pelos portos na região, anunciou que o rebocador “Pero de Teive” tinha iniciado uma missão para abastecer a ilha do Corvo de combustível.
No comunicado, a IL indica que o deputado único do partido na Assembleia Regional, Nuno Barata, entregou no parlamento um requerimento no qual “questiona o Governo sobre o real ponto de situação do rebocador “São Miguel” e qual o seu destino.
“Quais os custos financeiros da deslocação dos rebocadores 'O Bravo' da Terceira e 'Ilha de São Luís' do Faial para São Miguel sempre que necessário e a quem são imputados esses custos?”, questionam os liberais.
A IL/Açores interroga também o executivo regional sobre os custos económicos e ambientais da deslocação desses rebocadores de outras ilhas para o porto de Ponta Delgada, em São Miguel.
“O que tem o Governo planeado, programado e que verbas tem a inscrever no quadro do plano de médio prazo e do orçamento para 2021, para garantir e melhorar a operacionalidade do porto de Ponta Delgada no que diz respeito aos navios auxiliares de reboque [...]”, lê-se ainda na nota de imprensa.