III Encontro Nacional de Estudantes Açorianos promovido pela JAUPA decorre no Porto

A Associação de Jovens Unidos Pelos Açores realiza o III Encontro Nacional de Estudantes Açorianos. Esta edição pretende consolidar o conceito original do evento, mobilizando cada vez mais jovens açorianos e dando a conhecer as possibilidades de regresso ao arquipélago.



Durante dois dias, cerca de 100 jovens vão debater temas do quotidiano do arquipélago entre os quais: empreendedorismo, mar, economia, investimentos, entre outros.

Para a edição de 2020, a organização vai juntar jovens estudantes açorianos das estruturas que compõem o tecido empresarial, político, social e empreendedor do arquipélago através de conferências, palestras e momentos de convívio entre os participantes e convidados.

Este evento pretende que os jovens açorianos tenham cada vez mais um papel ativo na transformação das suas ilhas, expandindo os seus horizontes e aprendendo novas metodologias.Depois de duas edições, a JAUPA acredita que a próxima reunião de estudantes açorianos poderá superar todas as expetativas de mobilização.

O Encontro terá lugar nos dias 6 e 7 de março, na Faculdade de Belas Artes, na cidade do Porto. 

O primeiro painel tem com tema "Fazer Diferente, Ser Irreverente" e conta com os intervenientes João Rocha, Paulo Pereira,  Terry Costa, Paula Rego e Ivone Baptista. O painel terá moderação de Diogo Ourique.

O segundo conjunto tem como tema "O mar imenso me enche a alma" e é composto por Gui Menezes, Paulo Serpa Lopes, Frederico Cardigos e moderação de Eduarda Mendes.

Na terceira conferência com tema "De regresso ao Futuro: Açores 20/30" são oradores Mário Fortuna, Luís Vasco Cunha, Duarte Pimentel, Vítor Fraga e moderação de Luciano Barcelos.

Ainda no programa estão incluídas palestras de Vanessa Amaral e Alexandre Ferreira que vão refletir sobre "O Bom Filho a casa Torna?".

No dia 6 será desenvolvido um roteiro pelos pontos mais emblemáticos da cidade Invicta.
No dia 7 decorrerão as palestras e o jantar de gala em conjunto com as celebrações dos 40 anos da Casa dos Açores do Norte.

Este é um evento criado pela JAUPA, um grupo de jovens açorianos com idades que variam entre os 22 e os 26 anos, com diversas formações académicas e que em comum têm a paixão pelos Açores.


PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares