Açoriano Oriental
Gripe: DGS prevê situação calma nos serviços de saúde
O coordenador do dispositivo da Direcção-Geral da Saúde para a monitorização dos serviços de urgência prevê que os atendimentos nos hospitais se mantenham calmos hoje e quinta-feira, como acontece nesta época, esperando-se maior procura sexta-feira.

Autor: Lusa/AO Online
  A Agência Lusa contactou o maior hospital do país, Santa Maria, e comprovou a situação de calma que se vive naquela unidade, em contraste com o que aconteceu na passada sexta-feira, com uma procura fora do normal ao serviço de urgências.

    Fonte daquele hospital disse que a população está a preferir contactar a Linha Saúde 24 e os centros de saúde, seguindo os apelos das autoridades da saúde.

    "Esta epidemia de gripe está a ter um comportamento muito adequado na procura de cuidados de saúde após os alertas do Ministério da Saúde", disse à Lusa o coordenador do dispositivo da DGS para a monitorização dos serviços de urgência, Mário Carreira, à margem da apresentação do estudo sobre o impacto da Lei do Tabaco na população.

    Mário Carreira salientou que habitualmente as pessoas não acorrem aos serviços de saúde na véspera e no dia de Ano Novo.

    “A procura diminui nesses dias nos serviços de saúde e no dia 02 todos os anos aumenta”, explicou o responsável, adiantando que são situações que não são de emergência e que as pessoas adiam para o dia 2 de Janeiro.

    O responsável sublinhou que “é possível que haja um aumento da procura” nesse dia e que a população deve estar preparada para isso e deve ser “criteriosa na procura dos locais para encontrar cuidados de saúde”, que estão preparados para dar essa resposta.

    Esta situação não está relacionada com um pico de gripe, mas sim com a procura dos serviços por outras razões, como por exemplo gastroenterites.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados