Governo vai libertar cerca de 450 prisioneiros palestinianos

O governo israelita aprovou a libertação de cerca de 450 prisioneiros palestinianos, antes da conferência internacional sobre o Médio Oriente, prevista para finais de Novembro nos Estados Unidos, anunciou fonte oficial.


“O governo aprovou a proposta do primeiro-ministro Ehud Olmert de libertar até 500 prisioneiros palestinianos como um gesto de boa-vontade dirigido a [Mahmud) Abbas antes do encontro” de Annapolis (Maryland, Estados Unidos), disse a fonte, que pediu para não ser identificada.

O Ministério da Justiça israelita estabeleceu uma lista de “cerca de 450 detidos” palestinianos que podem ser libertados e que pertencem sobretudo à Fatah, o partido do presidente da Autoridade Nacional Palestiniana (ANP), Mahmud Abbas, mas que não estejam envolvidos em ataques que tenham causado mortes de israelitas.

Depois da aprovação do governo israelita, a libertação será tratada por uma comissão ministerial que se reunirá quarta-feira.

Israel detém mais de 11.000 prisioneiros palestinianos e a libertação é uma das reivindicações da ANP.

Em Julho e Outubro, Israel libertou cerca de 350 prisioneiros.
PUB

A Phoenix 2, a próxima geração de cápsulas de reentrada da startup alemã Atmos Space Cargo, vai aterrar em Santa Maria em 2026. Agência Espacial Portuguesa - Space Port, que assinou um protocolo de cooperação com o Governo Regional dos Açores, está em negociações para Santa Maria receber mais dois voos de retorno