Açoriano Oriental
Governo reúne-se hoje com PGR e forças de segurança sobre violência doméstica

O Governo vai reunir-se esta quinta-feira com a procuradora-geral da República, Lucília Gago, e as forças de segurança para se “aperfeiçoar a resposta a dar” ao problema da violência doméstica.

Governo reúne-se hoje com PGR e forças de segurança sobre violência doméstica

Autor: Lusa/AO Online

A reunião em conjunto vai decorrer na Presidência do Conselho de Ministros e conta com a presença da ministra da Presidência, Maria Manuel Leitão Marques, da ministra da Justiça, Francisca Van Dunen, e da secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna, Isabel Oneto.

Na quarta-feira, durante o debate quinzenal, o primeiro-ministro, António Costa, afirmou que os números “são absolutamente intoleráveis”, sublinhando que “cada vida humana perdida num caso de violência doméstica é uma ofensa profunda à sociedade”,

“Nenhum de nós pode dormir descansado enquanto esta realidade existir na nossa sociedade, não podemos aceitar viver numa sociedade onde haja mulheres vítimas de violência doméstica, não podemos e não vamos querer viver nessa sociedade”, assegurou o primeiro-ministro.

Na terça-feira também a secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, considerou “preocupante e inquietante” o número de homicídios em contexto de violência doméstica, que só em janeiro deste ano terá vitimado nove mulheres.

De acordo com Observatório de Mulheres Assassinadas, em janeiro deste ano morreram nove mulheres vitimadas por violência doméstica. Durante o ano de 2018 foram assassinadas 28 mulheres e, ainda segundo dados do Observatório da UMAR (União de Mulheres Alternativa e Respostas), “503 mulheres foram mortas em contexto de violência doméstica ou de género” entre 2004 e o final de 2018.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados