Açoriano Oriental
Governo Regional quer coesão das comunidades locais
O Governo Regional quer apostar em parcerias com vista ao reforço das comunidades locais açorianas.

Autor: Rita Vasconcelos Rebelo
O secretário regional da Habitação e Equipamentos considerou sábado a importância em  restaurar um património material “fundamental para a boa vivência das comunidades”
José Contente falava na cerimónia destinada a assinalar a conclusão das obras de remodelação do passal da Paróquia de Nossa Senhora da Saúde, na Freguesia dos Arrifes, em Ponta Delgada.
Para José Contente, a concretização do empreendimento, apoiado pelo Governo, “revela sobretudo, que as comunidades quando unem esforços podem fazer qualquer tipo de obra”, conforme faz divulgar o Gabinete de Apoio à Comunicação Social.
É nesse sentido que correspondeu ao apelo da comissão fabriqueira em restaurar e reabilitar uma moradia degradada, sem condições de segurança e salubridade,  financiando a intervenção em 50 mil euros, ou seja, 90 por cento do seu valor.
Na ocasião, segundo a mesma nota, José Contente chamou a atenção para o facto de, em muitas comunidades, haver sacerdotes a viver em más condições, desafiando as comissões fabriqueiras a associarem-se às entidades oficiais para resolver o problema, garantindo-lhes “a dignidade que queremos para todos os cidadãos” disse. 
O titular da pasta da Habitação e Equipamentos dos Açores mais assegurou, na altura, a disponibilidade do Governo em apoiar as comissões fabriqueiras por considerar importante restaurar um património material que é fundamental para a boa vivência das comunidades.
E ao mesmo tempo garante a salvaguarda do património imaterial que “está de algum modo representado no sentimento católico de todas as comunidades de Santa Maria ao Corvo”, afirmou o executivo regional.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados