Açoriano Oriental
Governo Regional nega desmembramento ilegal
O secretário regional dos Recursos Naturais, Luís Neto Viveiros, assegurouque o Governo dos Açores está atento à captura de tubarões azuis nos Açores, que a espécie não está em perigo de extinção, que foram recentemente aprovadas um conjunto de normas que protegem os tubarões em todo o mar europeu e que se os navios espanhóis agirem contra a lei não vão passar impunes.

Autor: Lusa/AO Online

"Nós estamos atentos e estamos tranquilos porque toda a informação de que dispomos é que de facto não há nenhum perigo de extinção dessas espécies. Para além disso, há uma regulamentação europeia recente, que foi publicada no dia 02 deste mês e que entrou em vigor passada uma semana. Portanto, muito recentemente. Estamos sempre em absoluta consonância com a Marinha e através da Inspeção Regional das Pescas temos todas as ferramentas acionadas que permitam evitar situações dessas e garantir a sobrevivência da espécie ", disse.

Numa nota entretanto divulgada, o Governo dos Açores esclareceu que "o tubarão azul descarregado recentemente no porto da Horta foi pescado por uma embarcação espanhola numa altura em que ainda não estava em vigor a diretiva comunitária que impede o corte a bordo de barbatanas desta espécie, cuja captura continua autorizada".

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados