Açoriano Oriental
Governo quer promover regresso dos jovens da diáspora ao arquipélago
O Governo Regional dos Açores pretende aproveitar a reunião do Conselho Mundial das Casas dos Açores, que hoje começa no Rio de Janeiro, Brasil, para promover uma aproximação dos jovens da diáspora com o arquipélago.
Governo quer promover regresso dos jovens da diáspora ao arquipélago

Autor: Lusa/AO Online

“Os Açores são ilhas de sonho, com tudo o que é preciso para tornar a existência dos jovens açorianos e descendentes de açorianos numa experiência de vida única e insubstituível”, afirmou Graça Castanho, diretora regional das Comunidades, em declarações à Lusa.

A importância da aproximação dos jovens da diáspora aos Açores é um dos temas centrais da intervenção que Graça Castanho vai proferir na abertura desta reunião, que conta com a presença das 12 Casas dos Açores que existem no mundo.

“É necessário investir nos jovens e nas famílias jovens”, frisou, salientando que, “se os Açores são a escolha de imigrantes de 86 nacionalidades para viver, também podem ser para os jovens açorianos ou descendentes de açorianos que vivem na diáspora”.

Para Graça Castanho, é importante sensibilizar os jovens açorianos da diáspora para o “contributo que podem dar ao desenvolvimento dos Açores com um regresso temporário ou definitivo à região”.

“É preciso que eles saibam que nos Açores se vive com muita qualidade de vida”, salientou a diretora regional das Comunidades, defendendo o papel que pode ser desempenhado pelas Casas dos Açores na divulgação das potencialidades que a região tem para oferecer aos jovens.

Na reunião do Conselho Mundial das Casas dos Açores que decorre nos próximos dias no Rio de Janeiro deve ser aprovada a entrada de mais uma instituição.

Graça Castanho revelou que a Associação Los Azurenos, de S. Carlos, no Uruguai, pretende tornar-se na 13.ª Casa dos Açores.

“É uma associação com décadas de existência, sendo a única ligada aos interesses açorianos no Uruguai”, afirmou, salientando o esforço que a Associação Los Azurenos tem feito para a divulgação da cultura açoriana no Uruguai, nomeadamente com a realização de espetáculos de folclore em todo o país.

A entrada desta associação para o Conselho Mundial das Casas dos Açores assume ainda uma especial importância por se comemorarem em 2013 os 250 anos do povoamento de algumas regiões do Uruguai por famílias oriundas dos Açores.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados