Açoriano Oriental
Governo investe 100 milhões até 2009 em creches para 15 mil crianças
O Governo vai investir 100 milhões de euros até 2009 na construção de 343 novas creches, com capacidade para 15 mil crianças, revelou hoje em Guimarães o primeiro-ministro, José Sócrates.

Autor: Lusa / AO online
    O chefe do Governo garantiu que o investimento em creches tem a vantagem de criar 3.500 novos postos de trabalho no sector, e lembrou que Portugal vai atingir já em 2009 as metas programadas até 2010 pela União Europeia para os estados-membros.

    "Gostaríamos de dar mais apoio à natalidade e às famílias, mas a actual situação das contas públicas alinda não o permite", referiu, acentuando que, os jovens casais portugueses têm de sentir que o país os apoia na criação dos filhos e no desenvolvimento das suas famílias.

    Lembrou ainda , a propósito, que o Orçamento de Estado para 2008 duplica, de 160 para 320 euros, o montante que as famílias podem deduzir à colecta em sede de IRS, garantindo que a nova geração de políticas sociais "é a prioridade das prioridades" do Governo.

    O chefe do Governo, que falava em Gavião (Guimarães), durante a sessão que se seguiu ao lançamento da primeira pedra da construção do Centro Social da cooperativa "Mais plural", revelou ainda que o Governo está apoiar 33 mil grávidas e a duplicar ou triplicar o abono de família a 88 mil famílias com dois ou mais filhos.

    Na cerimónia participaram ainda o ministro da Solidariedade Social, Vieira da Silva, a secretária de Estado da reabilitação, Idália Moniz, o Governador Civil, Fernando Moniz, o presidente da Câmara, Armindo Costa, e a presidente da Cooperativa, Fernanda Pinto.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados