Autor: Lusa/AO online
O governante Luís Viveiros, que apresentou hoje as linhas gerais do seu departamento para os próximos quatro anos, durante a apreciação no parlamento do programa do Governo, disse que está mais preocupado em encontrar "formas de compensação" para os agricultores regionais, para o período pós-quotas.
"Pela parte do Governo dos Açores mantém-se a defesa do regime de quotas leiteiras em toda a União Europeia e o aprofundamento das políticas, visando o reforço da competitividade e sustentabilidade da fileira do leite", insistiu Luís Viveiros.
O titular da pasta da Agricultura no arquipélago adiantou porém que o executivo está a tentar assegurar, através do programa comunitário POSEI, "medidas de apoio e de compensação aos produtores açorianos", para vigorarem depois de terminado o regime de quotas.
Na área das Pescas, Luís Viveiros anunciou a intenção de "reforçar as zonas de proteção à pequena pesca artesanal", por entender que a solução que atualmente existe no âmbito da Política Comum de Pescas, "não é suficiente" para garantir a estabilidade das capturas".
Ainda assim, o governante garantiu que esta medida, que visa assegurar "maior rentabilidade e sustentabilidade na pesca comercial", será submetida a um processo de "diálogo e de colaboração com as associações do setor" e com a comunidade científica.
-
Novas Tecnologias em discussão no Parlamento dos Jovens
-
Cultura e Social
Doce Tributo: banda revive o sucesso e magia dos ano 80