Açoriano Oriental
Governo dos Açores “satisfeito” com resultados de exames de acesso à universidade

O Governo dos Açores mostrou-se "satisfeito" com os resultados dos alunos da região nos exames de acesso à universidade, do 11.º e 12.º anos de escolaridade, que registaram classificações positivas em 16 disciplinas.

Governo dos Açores “satisfeito” com resultados de exames de acesso à universidade

Autor: Lusa/AO Online

"Obviamente [que fico] satisfeito. Sempre que há progressos, nós ficamos satisfeitos e o que nós esperamos é que o futuro confirme, efetivamente, estes progressos, para que eles se tornem sólidos e definitivos", declarou à agência Lusa o secretário da Educação e Cultura, Avelino Meneses.

O governante destacou que em 2020, de 19 disciplinas, 16 tiveram classificações positiva, enquanto no ano passado foram verificadas seis disciplinas com resultados positivos de um conjunto de 16 disciplinas.

"Esta diferença é, efetivamente, muito grande, o que quer dizer que sobram apenas três disciplinas com classificações negativas", disse, referindo-se a este ano.

Em comparação com o todo país, os Açores registaram em 2020 cinco disciplinas onde a nota foi superior à média nacional, "mais do dobro" das duas disciplinas onde as notas foram superiores à média nacional em 2019.

O secretário da Educação e Cultura avançou que fizeram provas de acesso ao ensino superior cerca de 4.400 alunos na região.

"Nós vamos fazendo o nosso caminho, progredindo ano a ano, neste caso na avaliação externa, o que vem comprovar também os bons resultados da avaliação interna", apontou.

Questionado sobre o impacto da covid-19 nos resultados dos exames, uma vez que a doença provocou alterações no sistema de ensino, Avelino Menezes frisou que “a pandemia foi igual para todos".

"Se há um bom registo, é sinal de que também resulta das políticas que estão a ser implementadas", vincou.

A nível nacional, de acordo com os dados do Júri Nacional de Exames, hoje divulgados pelo Ministério da Educação, as notas médias nos exames do 12.º ano realizadas pelos alunos internos (aqueles que frequentaram as aulas em todo o ano letivo) subiram este ano em quase todas as disciplinas, com algumas a registarem um aumento superior a três valores.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados