Açoriano Oriental
Governo dos Açores prevê avançar com obras no bairro da Terra Chã até setembro

O Governo dos Açores prevê avançar com a próxima fase das obras de requalificação do bairro da Terra Chã, na ilha Terceira, que incluem a construção de 28 novas habitações, no terceiro trimestre deste ano, revelou o executivo regional.

Governo dos Açores prevê avançar com obras no bairro da Terra Chã até setembro

Autor: Lusa/AO Online

“O contrato aguarda o cumprimento de requisitos legais conducentes ao seu envio à fiscalização prévia do Tribunal de Contas, processo que se tornou mais moroso devido à mudança da entidade responsável, estimando-se que no terceiro trimestre deste ano sejam iniciadas as obras de demolição de 33 habitações e a posterior construção de 28 habitações unifamiliares e três espaços comerciais, bem como a construção de diversas infraestruturas de apoio às habitações”, afirmou fonte oficial da Direção Regional da Habitação, numa resposta por escrito à Lusa.


O anúncio do executivo açoriano surgiu na sequência de um requerimento do Bloco de Esquerda, entregue na terça-feira no parlamento açoriano, sobre a requalificação do bairro construído há quase 40 anos para acolher desalojados do sismo de 1980.


Segundo os deputados bloquistas, o executivo açoriano, liderado pelo socialista Vasco Cordeiro, assinou em 2017 um contrato com a Sociedade de Promoção e Reabilitação de Habitação e Infraestruturas (SPRHI) – empresa pública extinta no final de 2018 – para que fosse executada a terceira etapa da segunda fase das obras de requalificação, em que se previa “a construção de 28 habitações, a abertura de dois novos arruamentos, a construção de três espaços comerciais e a demolição de 33 moradias”.


António Lima e Paulo Mendes alertaram ainda para a existência de “habitações devolutas, emparedadas, mas de fácil acesso”, alegando que representavam “um perigo para a saúde pública”.


Em reação, a Direção Regional da Habitação, que assumiu as empreitadas previstas para o bairro da Terra Chã, na sequência da extinção da SPRHI, disse que o executivo açoriano “está atento aos eventuais problemas de segurança e saúde relacionados com as habitações devolutas, tendo especial cuidado com as habitações circundantes ao referido bairro”.


Nesse sentido, salientou que está previsto “um conjunto de medidas a cumprir aquando da demolição e do acondicionamento e encaminhamento de resíduos para um operador certificado, considerando que as coberturas das mesmas edificações são constituídas por chapas de fibrocimento contendo amianto”.


A Direção Regional da Habitação acrescentou que o processo de reconversão urbanística e habitacional do bairro da Terra Chã, que implica a construção e reabilitação de 255 habitações – e que decorre há cerca de 10 anos – “está sujeito a um planeamento faseado, com execução por etapas”.


“A partir da disponibilização de áreas novas na vizinhança do bairro e que possibilitou a construção das primeiras 60 habitações, destinadas a inquilinos e proprietários, toda a intervenção terá de concretizar-se com base num processo complexo de libertação de novas áreas, através da transferência das famílias residentes para as novas habitações que vão sendo sucessivamente construídas”, acrescentou.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados