Governo dos Açores lança concurso para compra de dois robôs de cirurgia ortopédica

O Governo dos Açores abriu o procedimento concursal, com publicidade internacional, para aquisição de dois equipamentos de cirurgia robótica na especialidade de ortopedia, para os hospitais de Ponta Delgada, em São Miguel e da Ilha Terceira



Segundo um comunicado da Secretaria Regional da Saúde e Segurança Social, os dois equipamentos representam um investimento global de 2.350.000 euros (acresce IVA à taxa legal em vigor) e o prazo limite para apresentação de propostas termina no dia 14 de março.

O equipamento destinado ao Hospital do Divino Espírito Santo (HDES), em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, tem um preço base definido de 1,1 milhões de euros (ME) e o que se destina ao Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira (HSEIT) de 1,25 ME.

Com este investimento, o executivo açoriano reafirma o seu compromisso “com a modernização e qualificação do Serviço Regional de Saúde, colocando a região na linha da frente da inovação tecnológica na área da saúde”.

“O Serviço Regional de Saúde tem de se diferenciar e tornar-se cada vez mais atrativo, para conseguir atrair e fixar mais profissionais altamente qualificados. A aposta na inovação tecnológica é determinante para esse objetivo”, afirma a secretária regional da Saúde e Segurança Social, Mónica Seidi, citada na nota.

O Governo Regional salienta que a cirurgia robótica permite “maior precisão, melhor planeamento cirúrgico, menor invasividade e uma recuperação pós-operatória mais rápida e eficaz para os utentes”.

“Os serviços de ortopedia dos Açores devem estar ao nível dos melhores serviços nacionais. Havia a necessidade de dotar o Serviço Regional de Saúde de uma rede de equipamentos modernos que acompanhem a evolução científica e tecnológica, sempre em benefício dos nossos utentes”, afirmou a governante.

O investimento representa “um marco histórico para a Região Autónoma dos Açores, ao introduzir, pela primeira vez, tecnologia robótica aplicada à cirurgia ortopédica nos hospitais do Serviço Regional de Saúde”, segundo a nota.

O anúncio prevê a aquisição de equipamentos de cirurgia robótica no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), Dimensão Resiliência, Componente 1, Investimento RE-C01-i011-RAA – Modernização e Requalificação do Serviço Regional de Saúde.

PUB