Governo dos Açores inicia terça-feira visita à Graciosa

O Governo dos Açores inicia terça-feira a sua visita estatutária à ilha Graciosa, uma das mais pequenas da região, onde irá, ao longo de dois dias, inaugurar investimentos, apresentar projetos e reunir com as forças vivas locais.



O executivo de Vasco Cordeiro pretende inaugurar, durante esta deslocação à Graciosa, o sistema de abastecimento de água da Fonte do Pontal e o Caminho Agrícola do Jorge Nunes, bem como assinar contratos de incentivos à manutenção de paisagens da cultura da vinha, e de pomares de espécies tradicionais, situadas em áreas protegidas.

O presidente do Governo açoriano vai também presidir à cerimónia de autorização de apoios à reabilitação de habitação degradada e à apresentação da Quinta Mágica, um projeto social que será implementado no âmbito do Orçamento Participativo da Região.

Nesta visita à Graciosa, o executivo socialista estará também disponível para receber os habitantes locais, que pretendam colocar as suas questões, diretamente, aos membros do Governo, numa iniciativa que visa reforçar a política de proximidade com os açorianos.

Vasco Cordeiro irá reunir-se também com o presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, Manuel Avelar, e mais tarde, vai presidir à reunião entre o Governo Regional e o Conselho de Ilha.

O programa da visita estatutária inclui ainda visitas dos membros do Governo a diversos investimentos em curso, entre os quais, as obras de proteção da zona costeira da Barra, a construção do novo matadouro ou a reabilitação e alargamento da estrada regional, nos Terreiros, além de reuniões com várias entidades locais.


PUB

Região conta com mais de 400 empresas de animação turística licenciadas. Os dados foram divulgados pela Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, em resposta a críticas da AREAT, que alertou para a atividade ilegal e a falta de fiscalização no setor