Açoriano Oriental
Governo dos Açores inicia hoje visita estatutária à ilha de São Jorge

O Governo dos Açores inicia esta quarta-feira uma visita estatutária à ilha de São Jorge, tendo na agenda reuniões com as autarquias, uma visita à fábrica de conservas Santa Catarina, as ligações marítimas e o projeto Blue Azores.

Governo dos Açores inicia hoje visita estatutária à ilha de São Jorge

Autor: Lusa/AO Online

De acordo com o programa oficial, está agendada para sexta-feira a visita do executivo de coligação PSD/CDS-PP/PPM à conserveira cuja exploração foi, em maio, entregue a privados, pressupondo o pagamento de um montante não inferior a sete milhões de euros repartidos por 10 rendas anuais.

Na primeira visita estatutária referente a 2022, o Conselho de Ilha está agendado para quinta-feira, às 20h30.

O Governo vai também visitar o porto das Velas durante a chegada de barco da Linha Laranja.

Em maio, o presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, anunciou um aumento das ligações marítimas e aéreas à ilha de São Jorge durante a época alta, nomeadamente sediando um 'ferry' da empresa pública de transportes marítimos Atlânticoline durante três noites nas Velas.

A agenda inclui, ainda, reuniões com as duas câmaras municipais da ilha (Velas e Calheta).

O presidente do Governo e os secretários regionais do Mar e das Pescas, do Ambiente e Alterações Climáticas e do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas vão também encontrar-se com Ted Waitt, da ‘Waitt Institute’, um parceiro da ‘Blue Azores’.

O ‘Blue Azores’ nasceu de uma parceria do Governo dos Açores com aquele instituto e a Fundação Oceano Azul, que se uniram em torno de uma visão comum - proteger, promover e valorizar o capital natural marinho dos Açores, com a ambição de garantir um oceano saudável como base de uma economia azul próspera e sustentável.

O Fórum Autonómico, marcado para as 20h30 de hoje, tem como orador convidado Pedro Baptista, diretor Regional das Comunicações e Transição Digital, para abordar o tema “Digitalização: Do Queijo às Fajãs”.

Criado pelo atual Governo, saído das eleições legislativas regionais de 2020, o Fórum Autonómico é um espaço de reflexão sobre a autonomia e desafios da mesma em diferentes áreas de intervenção, com impacto direto na sociedade, economia e bem-estar dos açorianos.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados