Autor: Lusa/AO Online
O despacho da presidência do Governo Regional, publicado esta terça-feira em Jornal Oficial, determina a tolerância de ponto na denominada “Terça-feira das Lajes” tendo em conta que as manifestações religiosas e culturais realizadas nesta data "beneficiam de uma forte adesão e participação por parte dos residentes na ilha Terceira".
O executivo (PSD/CDS-PP/PPM) salienta que a exceção vai para "os trabalhadores dos serviços e organismos que, por razões de interesse público, devam manter-se em funcionamento naquele período, em termos a definir pelo membro do Governo Regional competente".
Os dirigentes desses serviços “devem promover a equivalente dispensa do dever de assiduidade dos respetivos trabalhadores, em dia a fixar oportunamente", é referido ainda no despacho assinado pelo presidente do Governo Regional, José Manuel Bolieiro.
São destacados no documento “os fundamentos históricos e culturais associados a esta data” para justificar que “se atribua relevância a este dia, conferindo-lhe importância social e económica através da concessão de tolerância de ponto, tal como já aconteceu no ano transato".
Durante a primeira semana de outubro realizam-se as festas em honra de Nossa Senhora do Rosário, na freguesia da vila das Lajes, concelho da Praia da Vitória.
A atração principal é o bodo de leite que se realiza na terça-feira, conhecida como “Terça-feira das Lajes”.