Açoriano Oriental
Governo dos Açores anuncia requalificação da mata-jardim da Lagoa do Congro

O Governo dos Açores anunciou a requalificação da mata-jardim da Lagoa do Congro, num investimento inicial de 140 mil euros e que prevê a construção de um parque de estacionamento e o “controlo de espécies invasoras”.

Governo dos Açores anuncia requalificação da mata-jardim da Lagoa do Congro

Autor: Lusa/AO Online

Em comunicado, a Secretaria do Ambiente e Alterações Climáticas refere que a requalificação daquela mata-jardim, na ilha de São Miguel, pretende “valorizar o potencial lúdico e ecológico” do espaço.

“Esta requalificação assenta em três componentes distintas, sendo que a primeira intervenção incidirá sobre a vegetação da mata ajardinada, com o controlo de espécies invasoras e a plantação de espécies endémicas e nativas, e com ações de proteção de exemplares de espécies ornamentais, outrora introduzidas por José do Canto", afirma o secretário regional, Alonso Miguel, citado na nota de imprensa.

O Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM) adianta que vão ainda ser removidos os “exemplares arbóreos que se encontram em mau estado fitossanitário” e que, durante a intervenção, vão ser “apenas utilizados métodos manuais”.

“Os trabalhos serão acompanhados por técnicos especializados, estando prevista a plantação progressiva de espécies endémicas, de forma a recuperar esta magnífica paisagem açoriana, cheia de simbolismo para os micaelenses”, indica o executivo açoriano.

A segunda intervenção prevê a “criação de um parque de estacionamento gratuito” com capacidade para 32 viaturas e seis bicicletas e que, segundo o Governo Regional, terá o “mínimo de impacto possível na paisagem”.

Na nota, o executivo açoriano realça que as “duas intervenções representam um investimento de cerca de 140 mil euros” e “deverão ficar concluídas até ao final do presente ano”.

Em “fase de conclusão de projeto” estará “uma terceira intervenção para beneficiação do percurso pedonal, através da instalação de uma rede de drenagem de águas pluviais”, da “melhoria das áreas de usufruto” e da “instalação de sinalética de apoio à visitação”, lê-se ainda no comunicado.

Em 2021, o parlamento dos Açores discutiu uma petição, criada em 2019, que reivindicava a requalificação daquela mata-jardim.

A mata-jardim da Lagoa do Congro foi construída no século XIX por José do Canto, empresário e botânico micaelense que introduziu mais de seis mil espécies de plantas e árvores no arquipélago.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados