Açoriano Oriental
Governo dos Açores abre candidaturas para reduzir produção de leite

Os produtores dos Açores que queiram reduzir em 2022 as entregas de leite, que atingiu cerca de 10 milhões em 2021, vão beneficiar de apoio do Governo Regional, anunciou o presidente do executivo.

Governo dos Açores abre candidaturas para reduzir produção de leite

Autor: Lusa/AO Online

José Manuel Bolieiro referiu que vão ser abertas candidaturas, de 15 de fevereiro a 15 de maio, que contemplam 150 euros por produtor por cada tonelada reduzida, até ao limite máximo de diminuição de 20% das entregas de leite de 2021.

“Tivemos sucesso de 2020 para 2021 e queremos ter sucesso na comparação futura de 2022 com 2021”, declarou Bolieiro, que recebeu, em audiência, em Ponta Delgada, o presidente da Federação Agrícola dos Açores, Jorge Rita, com que tem vindo a traçar a estratégia de sustentabilidade do setor.

O líder do executivo açoriano referiu que esta medida se integra na política de “incentivo ao percurso estratégico que se iniciou em 2021”, com vista a “garantir a valorização do produto e o rendimento do produtor”.

José Manuel Bolieiro procedeu a um “balanço positivo quanto ao entendimento estratégico realizado para a política agrícola nesta governação”, em parceria com o presidente da Federação Agrícola dos Açores.

Jorge Rita, de acordo com o governante, “deixou claro a importância da dignificação dos produtores, do rendimento das explorações agropecuárias e da sustentabilidade do negócio, bem como também da preservação da paz social”, alcançada através da estratégia adotada, que se revelou “acertada”.

Bolieiro saudou a “tenacidade e determinação” do setor agrícola que, em parceira com o Governo Regional, está “no bom caminho” e a “sair deste rumo que seria fatal” para a solvabilidade das explorações agropecuárias.

Em termos de diminuição da produção do leite, de 2020 para 2021, foi reduzido o volume em “mais de 10 milhões de litros”, a par de uma redução de cinco mil bovinos, bem como de uma duplicação da produção do leite biológico no mesmo período”, segundo Boleiro.

Jorge Rita destacou a “boa articulação e abertura do presidente do Governo dos Açores e do secretário regional da Agricultura para com as reivindicações” da lavoura, o que tem permitido “reduzir este impacto negativo nas explorações que é o aumento brutal dos custos de produção”.

O líder da lavoura açoriana manifestou congratulação com o aumento do preço do leite à produção por parte da indústria, mas considerou que este ainda é insuficiente.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados