Açoriano Oriental
Governo divulga hoje dados de execução orçamental
A Direcção Geral do Orçamento publica hoje os dados da execução orçamental relativos às administrações central e local, bem como ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) e à Segurança Social.
Governo divulga hoje dados de execução orçamental

Autor: Lusa/AO Online

As informações acerca da execução orçamental do Estado, da Segurança Social e da Caixa Geral de Aposentações dizem respeito ao período entre janeiro e julho, enquanto os dados do SNS e das administrações regional e local abrangem apenas a primeira metade do ano.

A execução orçamental publicada em julho mostrou o valor do défice provisório do Estado a situar-se nos 6 151 milhões de euros, o que representou uma melhoria, em termos homólogos, de 1 626 milhões de euros, mas um agravamento em termos mensais, uma vez que, nas contas divulgadas em junho, o défice provisório do Estado era de 2 106 milhões.

Olhando para o global das contas públicas, segundo os números relativos aos primeiros seis meses, constatava-se que a receita cresceu 4,8 por cento, o que mostrava uma desaceleração de 2,1 pontos percentuais face ao mês de maio, ao passo que a despesa apresentava uma variação de -3,4 por cento, uma forte desaceleração quando comparada com o mesmo período do ano passado.

A justificação foi dada pelo "efeito da inversão do comportamento da despesa com juros e outros encargos e da regularização de responsabilidades de anos anteriores".

Nos primeiros três meses do ano, os subsetores das administrações regional e local apresentaram resultados positivos, segundo o boletim de maio, tendo o campo regional passado, em termos homólogos, de “uma posição orçamental deficitária para uma posição orçamental excedentária”, enquanto o subsetor local verificou um excedente, “confirmando a trajetória positiva registada a partir do segundo trimestre de 2010”.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados