Governo disponibiliza até 500 mil euros à lavoura regional

Governo disponibiliza até 500 mil euros à lavoura regional

 

Lusa/AO online   Regional   14 de Out de 2013, 14:58

O presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, revelou esta segunda-feira que o executivo vai disponibilizar até 500 mil euros à lavoura regional para que proceda à importação de alimentos para o gado bovino.

 

“O apoio que foi estabelecido são 10 cêntimos atribuídos ao transporte por quilo de luzerna, feno ou palha até ao limite de cinco mil toneladas”, referiu Vasco Cordeiro na sequência de uma audiência concedida ao presidente da Federação Agrícola dos Açores, Jorge Rita, em Ponta Delgada.

Vasco Cordeiro explicou que a distribuição do alimento será feita de acordo com o modelo adotado para a importação de fibra, ou seja, através da definição de ‘plafonds’ por ilha, o que “permitirá” fazer o “acompanhamento da situação”.

O presidente do executivo dos Açores aproveitou para destacar que após um “trabalho muito aturado” o processo da LactoPico esta “encaminhado” para que hoje se tenha iniciado a parceria com a Insulac, visando garantir sustentabilidade futura da indústria de laticínios do Pico.

Jorge Rita considerou que era de “primordial importância” assegurar alimentos para o gado bovino dos Açores após um inverno e verão “atípicos” que conduziu à escassez de alimento.

O presidente da Federação Agrícola dos Açores deixou ainda a mensagem de que gostaria de ver aumentado o preço do leite à produção por parte da indústria, uma vez que as notícias do mercado aos produtos açorianos são “favoráveis”.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.