Açoriano Oriental
Mau tempo
Governo da Madeira disponibiliza ajuda à autarquia de Machico

O concelho de Machico, na zona leste da Madeira, tem sido um dos mais afetados pelo mau tempo que se faz sentir, esta quinta-feira, em todo o arquipélago da Madeira, tendo o Governo Regional disponibilizado ajuda à autarquia.

Governo da Madeira disponibiliza ajuda à autarquia de Machico

Autor: Lusa/AO Online

"Nesta primeira fase, o apoio consiste em meios para proceder a limpezas", disse à agência Lusa fonte da Presidência do Governo, indicando também que o secretário regional dos Equipamentos e Infraestruturas, Pedro Fino, vai reunir-se esta tarde com o presidente da câmara municipal, o socialista Ricardo Franco, e deslocar-se às zonas mais afetadas.

Há, para já, registo de danos provocados em, pelo menos, dois automóveis, que foram arrastados na sequência do transbordo de um curso de água, e uma família poderá ser retirada da sua habitação por precaução.

A costa norte e as regiões montanhosas da ilha da Madeira estão hoje sob aviso vermelho, o mais grave, devido à previsão de períodos de chuva ou aguaceiros fortes associados à depressão Filomena.

O arquipélago está também sob aviso laranja por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas de nordeste com cinco a seis metros, que podem atingir os 10 metros, e ainda sob aviso laranja devido à previsão de vento de norte/nordeste, com rajadas até 90 quilómetros por hora, em especial nos extremos leste e oeste.

O aviso vermelho, emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), vigora entre as 18:00 de hoje e as 03:00 de sexta-feira.

O mau tempo tem provocado derrocadas em vários pontos da ilha da Madeira, impedido temporariamente a circulação automóvel em algumas zonas e mobilizando as corporações de bombeiros para operações de limpeza.

O Serviço Regional de Proteção Civil e as autoridades locais lançaram apelos à população para que permaneça em casa e evite a circulação na via pública.

O Governo da Madeira ordenou, entretanto, o encerramento das escolas dos concelhos de Santana e São Vicente, e a da freguesia do Porto da Cruz, na costa norte, no turno da tarde, devido ao agravamento das condições meteorológicas.

No concelho nortenho do Porto Moniz, a escola já estava encerrada para realização de testes de despistagem da covid-19 aos professores e funcionários.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados