Açoriano Oriental
Escola
Escola Secundária da Lagoa

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

Geocaching na Proteção Ambiental



São várias as atividades que se podem realizar, no Geocaching, ligadas à proteção do meio ambiente. Desde logo os eventos CITO (cash In Trash Out – “encontra a cache, mas recolhe o lixo”), eventos estes em que vários, ao longo dos anos, foram organizados por este Clube de Geocaching. Por outro lado, também existem várias caches ligadas ao tema, como é o caso de algumas das recentes Lab caches produzidas por este Clube.

Fora este Clube construí cinco Lab Caches, localizadas no futuro Passeio Marítimo da Lagoa, projeto denominado “Lagoa – cidade voltada para o mar”.  O Clube de Geocaching foi convidado, pela Groundspeak (entidade dona e responsável pelo Geocaching a nível mundial) para construir 5 Lab caches. Este projeto, pela zona onde está inserido, pretende ser um projeto totalmente ecológico, que conduz o geocacher a percorrer os 1.300 metros deste “passeio”, visitando, em particular, a zona do Cruzeiro, os passadiços, a Casa dos Vulcões/OVGA, o relógio solar, o mirante e o Portinho de S. Pedro. Como complemento foi publicada, na zona, a cache enigma- destas Lab cache a cache “Bónus das LAB da Lagoa” - https://coord.info/GC90BKQ.

Protocolo relativo ao Geocaching

Teve lugar no auditório da Escola Secundária da Lagoa (sede da Azores Geotour), promovida pela Direção Regional do Turismo, com a colaboração deste Clube. Estiveram presentes, entre outros convidados, a Dra. Marlene Damião, Diretora Regional do Turismo e a Senhora Presidente da Câmara da lagoa, Dra. Cristina Calisto. Neste evento foi assinado um protocolo, relativo ao Geocaching, entre a Direção Regional do Turismo e a Azores Geotour. Nesta altura o ex-aluno desta Escola, Sr. Rodrigo Travassos apresentou a sua PAP (trabalho de final do seu curso Profissional), relativa ao “Geocaching e Turismo nos Açores”.

Registe-se que este evento, foi o primeiro, “pós pandemia”, a ser realizado nesta Escola e que cumpriu todas as regras determinadas pela situação.

Luis Filipe Machado

Coordenador do Clube de Geocaching

AO Escolas

Ana Pires – Astronauta cientista – em S. Miguel
Esteve em S. Miguel, entre 7 e 9 de março, a doutora Ana Pires, astronauta análoga e cientista-astronauta. Esta foi uma iniciativa conjunta do Clube de Astronomia da Escola Secundária da Lagoa, do American Corner (Universidade dos Açores) e do Observatório Astronómico de Santana – Açores (OASA).
 
Escola Secundária da Lagoa
Job Shadowing: uma experiência enriquecedora e singular!
No âmbito do projeto Embracing Inclusion in European Languages, do programa Ersmus +, oito professoras da ESL, entre os dias 20 e 27 de fevereiro, rumaram até ao sul de França, Marselha, e, no Collège Lakanal, na pitoresca cidade de Aubagne, participaram em atividades de Job Shadowing. Esta mobilidade consiste na realização de experiências de observação reais de exploração, confronto e contacto com o mundo do trabalho e das profissões, através da observação, de um profissional no desempenho das suas funções durante um determinado período de tempo, no seu próprio local de trabalho.
 
Escola Secundária da Lagoa
Disciplina de Português e área de Cidadania e Desenvolvimento comemoram Dia Internacional da Mulher
No passado dia 8 de março celebrou-se o Dia Internacional da Mulher, e a turma C do 10º ano associou-se às comemorações efetuadas na escola. No âmbito da disciplina de Português, e no contexto da área de Cidadania e Desenvolvimento, a turma foi desafiada pela docente de Português a construir um painel composto por algumas “Mulheres que fizeram História”.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

Rita Júdice é a nova ministra da Justiça
A advogada Rita Alarcão Júdice vai ser a nova ministra da Justiça do Governo liderado por Luís Montenegro, tendo sido sócia da sociedade de advogados PLMJ entre 2013 e 2023.
 
Pedro Duarte assume desafio dos Assuntos Parlamentares numa Assembleia fragmentada
Pedro Duarte, que recentemente foi apontado por Marques Mendes como “um dos melhores políticos da sua geração”, vai assumir o desafio dos Assuntos Parlamentares, numa altura em que a Assembleia da República inicia funções fragmentada.
 
Crise inflacionista e energética custa ao Estado 226,8 ME até fevereiro
As medidas para mitigar o efeito da crise energética e inflacionista custaram ao Estado 226,8 milhões de euros até fevereiro, de acordo com a síntese de execução orçamental divulgada hoje.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados