Açoriano Oriental
Mundial de râguebi 2007
Futuro dos "lobos" pós-mundial será bem mais exigente
O seleccionador Tomaz Morais disse esta segunda-feira que o râguebi português vai entrar num novo ciclo, “bem mais exigente”, terminada a participação dos “lobos” no Campeonato do Mundo, em França.

Autor: Lusa/AO online
     “A partir do fim do jogo de terça-feira com a Roménia termina um ciclo do râguebi português e inicia-se outro, em que é necessário muito mais acompanhamento, três vezes superior ao feito em Portugal até agora”, vincou o técnico à chegada da comitiva a Toulouse, onde disputa o derradeiro desafio do Grupo C.

    A criação de um centro de treinos é uma das medidas que o seleccionador considera fundamentais “para lançar novos jogadores2.

    Enquanto o Mundial não termina, a ambição de Portugal continua em alta, principalmente pelo facto de o desafio com a Roménia ter sido sempre apontado como aquele em que seria possível alimentar o sonho da vitória, apesar de em 11 jogos com os romenos os “lobos” apenas terem triunfado por uma vez, há quatro anos.

    “Preparámos muito bem este jogo e se as coisas correrem muito bem dentro de campo - nomeadamente no avanço territorial, num ataque como contra a Escócia, defesa frente à Itália e a coragem demonstrada com a Nova Zelândia -, teremos um Portugal perfeito”, resumiu o seleccionador.

    O adversário está perfeitamente analisado: “já conhecemos muito bem a Roménia, equipa especialmente forte no contacto físico directo, o que tem causado grandes problemas a Portugal. Não gosta de jogar bonito, mas fá-lo sempre para ganhar, por isso temos de nos concentrar em termos técnicos”.

    O “capitão” Vasco Uva, sujeito a intervenção cirúrgica numa mão, vai ser a grande ausência dos “lobos”, mas, “apesar de fazer muita falta, Portugal, habituado a muitas adversidades, vale pelo todo e o colectivo vai oferecer um grande jogo”.

    Joaquim Ferreira vai envergar a braçadeira de “capitão” no desafio em que abandona a competição: “vai ser um jogo difícil, mas a vitória será como a cereja em cima do bolo. Tenho 34 anos e este é um bom momento para terminar a carreira. Ninguém me vai demover, pois a decisão há muito que está tomada”.

    Para o último desafio em França, Miguel Portela considera que é necessário que os atletas mantenham “a coragem e orgulho em serem portugueses e lobos”.

    “Se Deus estiver connosco a vitória será possível. É um jogo ao qual estamos habituados, pois fazemo-lo todos os anos. Conhecemos todos os jogadores da Roménia, os seus pontos fracos e fortes”, acrescentou.

    Luís Piçarra admite que o Mundial tem sido uma “excelente montra” para os jogadores darem um salto na carreira, revelando que vários “lobos” já receberam propostas para emigrar.

    “As pessoas começaram a ver a qualidade do jogo português e por isso os lobos são apetecíveis e o salto para o râguebi internacional é forma do râguebi português ser mais competitivo”, vincou.

    Por seu lado, Paulo Murinelo diz que “se Portugal exibe um bom nível com atletas amadores, com profissionais será bem melhor”.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados