Açoriano Oriental
Fundador do Oath Keepers nega em tribunal ter organizado ataque ao Capitólio

O líder do grupo de extrema-direita norte-americano Oath Keepers negou segunda-feira, durante o seu julgamento por sedição, ter “planeado” o ataque ao Capitólio e considerou “estúpido” que membros da sua milícia tenham participado na invasão.

Fundador do Oath Keepers nega em tribunal ter organizado ataque ao Capitólio

Autor: Lusa/AO Online

Stewart Rhodes, um ex-militar de 57 anos, conhecido por utilizar uma pala num dos olhos e pelos discursos inflamados, está a ser julgado há mais de um mês juntamente com outros quatro membros dos Oath Keepers, num tribunal federal em Washington.

Os procuradores acusam Rhodes de ter “conspirado” para se opor através da força aos resultados das eleições presidenciais de 2020, conquistadas pelo democrata Joe Biden, e de ter organizado o ataque comprando e armazenando armamento perto da capital.

Membros deste grupo de extrema-direita, equipados com capacetes e outros materiais de combate, juntaram-se aos apoiantes do republicano Donald Trump que invadiram o Congresso norte-americano para tentar impedir a certificação da vitória eleitoral de Biden, a 06 de janeiro de 2021.

Stewart Rhodes não estava presente, mas, segundo os procuradores, este liderou as suas tropas através de um rádio, desempenando a função de “um general no campo de batalha".

"Não estávamos lá para bloquear a certificação dos resultados, não tínhamos planeado entrar no Capitólio. Isso não fazia parte da nossa missão”, assegurou Stewart Rhodes perante o júri.

Segundo o fundador deste grupo, os Oath Keepers são "uma organização de aplicação da lei" e simplesmente procuraram garantir a segurança durante uma manifestação convocada por Donald Trump para protestar contra os resultados das eleições.

Stewart Rhodes considerou ainda “estúpido” que alguns dos seus membros entrassem na sede do Congresso dos EUA.

"Abriu a porta para a nossa perseguição política. Vejam onde estamos”, acrescentou.

O líder deste grupo deverá agora ser interrogado pelos advogados dos restantes membros em julgamento e dos procuradores.

Formado em direito pela prestigiosa Universidade de Yale, Rhodes insistiu em depor, embora a maioria dos réus ligados ao ataque ocorrido em 06 de janeiro de 2021 se tenha abstido de falar até agora.

O julgamento no Tribunal Distrital Federal em Washington é o primeiro de vários contra grupos de extrema-direita por ações antigovernamentais no contexto do ataque ao Capitólio.

Os membros do grupo são acusados de conspiração sediciosa, uma rara acusação da era da Guerra Civil que pode levá-los até 20 anos atrás das grades. As apostas são altas para o Departamento de Justiça, que garantiu pela última vez uma condenação por conspiração sediciosa há quase 30 anos.

Mais de 880 participantes deste ataque foram detidos e centenas condenados em graus variados.

Donald Trump é alvo de um inquérito parlamentar para determinar a sua responsabilidade na invasão.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados