Somália

Fragata portuguesa captura piratas que atacaram pesqueiro espanhol

A fragata portuguesa Álvares Cabral capturou seis suspeitos piratas somalis, que tinham atacado o navio de pesca espanhol "Ortube Berria", e entregou-os às autoridades das Seycheles para serem julgados, disse à Lusa o porta-voz da NATO.


A operação militar marítima, realizada em conjunto com as autoridades das Seycheles e da União Europeia, foi organizada em resposta a um pedido de socorro do pesqueiro espanhol, que foi atacado pelos piratas na manhã de dia 29, mas conseguiu escapar pelos próprios meios às embarcações dos piratas ao largo da Somália.

"Ontem de manhã cerca das 09:00 locais, uma embarcação de pesca espanhola foi atacada por um grupo de piratas que conseguiu por ela evadir e evitar o ataque despoletando assim o alarme", contou o comandante Santos Fernandes, que falava à Lusa por telefone a bordo da fragata portuguesa "Álvares Cabral, que comanda a operação "Ocean Shield" da NATO na região.
PUB

Premium

O psiquiatra João Mendes Coelho defende o reforço da resposta clínica do Serviço Regional de Saúde (SRS) ao consumo de drogas nos Açores, alertando para os riscos do policonsumo e da automedicação. O alerta surge na sequência dos dados do inquérito europeu sobre drogas, que revelam padrões de consumo preocupantes na região