Açoriano Oriental
Forte de São Brás em Ponta Delgada
Caro leitor, sabia que o Forte de São Brás, em Ponta Delgada, incorpora um Museu Militar, no qual são retratadas décadas da História militar dos Açores?
Forte de São Brás em Ponta Delgada

Autor: Tânia Silva
Pois, é para lá que essa semana o Açoriano Oriental juntamente com a AGIRA lhe levam a descobrir mais um dos recantos da nossa cultura e história.
O Forte de São Brás (também denominado de Castelo de São Brás) localiza-se no limite oriental da cidade de Ponta Delgada e é considerado o mais importante exemplar de arquitectura militar do século XVI e a mais poderosa fortificação de São Miguel. O estudo para a defesa das ilhas do arquipélago dos Açores iniciou-se em meados do século XVI, a cargo do Engenheiro Militar Bartolomeu Ferraz, em 1543, que alertou a coroa, na pose de D. João III, para a necessidade urgente de se fortificarem e guarnecerem as ilhas dos Açores.
Assim, este monumento, de arquitectura militar do renascimento quinhentista português, foi concebido por meio das plantas do engenheiro militar Isidoro de Almeida e do arquitecto militar italiano Tommaso Benedetto.
Nos inícios do século XIX (1812) e II Guerra Mundial o Forte de São Brás é alvo de grandes transformações.
Ao visitarmos o Forte não podemos deixar admirar o Museu Militar dos Açores (M.M.A.), que abriu actividade no ano 2006 e tem como função principal a recolha, preservação e exposição de todos os artefactos humanos relacionados com a história militar dos Açores.
Durante a visita podemos admirar, numa primeira fase, a exposição de Fardamento e, de seguida, a exibição de Artilharia, na Bateria D. Maria II.
Depois, encontramos o túnel da II Guerra Mundial, onde se pode admirar uma exposição de metralhadoras pesadas, uma sala de exposição permanente intitulada de “200 anos de armas brancas e de fogo”, um conjunto de seis paiós do séc. XIX, uma exposição de Engenharia e Comunicações militares, entre muitas outras coisas.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados