Açoriano Oriental
Finançor e Greenvolt celebram parceria no solar fotovoltaico

Os grupos Finançor e Greenvolt, através da Greenvolt Next Portugal, celebraram uma parceria com para instalar 3880 painéis solares em várias das unidades nos Açores.

Finançor e Greenvolt celebram parceria no solar fotovoltaico

Autor: Susete Rodrigues/AO Online

Em comunicado é explicado que este projeto prevê a instalação de painéis solares fotovoltaicos em nove espaços distintos, desde hotéis a supermercados, mas também em fábricas do grupo, e irá permitir “acelerar o plano de descarbonização e sustentabilidade da empresa açoriana”.


A parceria entre a Greenvolt Next Portugal e o Grupo Finançor levará à instalação de um total de 3880 painéis solares através de um “contrato de compra e venda de energia de longo prazo, num modelo de partilha de risco e benefícios”. Estes painéis representam uma “capacidade instalada de 2,1MW, permitindo gerar 2,6 GWh de energia limpa anualmente”.


Serão abrangidas diversas instalações do Grupo Finançor, desde as unidades hoteleiras, como o “Azoris Royal Garden, o Azoris Angra Garden e o Azoris Faial Garden, as lojas Sol-Mar, Pingo Doce e Recheio, assim como as várias unidades fabris que detém na região, como a fábrica de rações, a moagem ou a fábrica de bolachas Mulata”, adianta o comunicado.


O Grupo Finançor vê nesta parceria a oportunidade de “acelerar o seu plano de descarbonização e sustentabilidade, que prevê a instalação de um total de 3,5 MW de painéis solares fotovoltaicos”, afirma Romão Braz, presidente Executivo do Grupo Finançor, citado no comunicado.


Romão Braz refere ainda que é ambição do Grupo Finançor “de reduzir expressivamente a nossa pegada ecológica nos vários setores de atividade em que estamos presentes, sendo que esta parceria com a Greenvolt, num modelo de partilha de risco e benefícios, permite-nos avançar de forma mais rápida e estruturada nestes grandes projetos, ainda sujeitos a uma grande burocracia e apertados requisitos técnicos nos Açores que dificultam a sua implementação”.


Também citado na nota de imprensa, João Manso Neto, CEO da Greenvolt, afirma que esta parceria, que se “materializa na implementação de soluções de geração de energia fotovoltaica, é representativa das oportunidades que as empresas portuguesas têm numa gestão proativa das suas necessidades energéticas, optando por modelos eficientes e de partilha de risco”, demonstrando a sua satisfação “por contribuirmos para um incremento da competitividade do Grupo Finançor, ao mesmo tempo que aceleramos a descarbonização das suas atividades”.


Por seu turno, Pedro Ramalhosa, Managing Partner da Greenvolt Next Portugal, diz que “são 2,1 MW de capacidade instalada contratada através de um PPA Greenvolt Next numa lógica de parceria, e que garante ao Grupo Finançor proteção contra os preços elevados e a incerteza na definição das tarifas da eletricidade nos Açores que têm impacto na competitividade das empresas da região”.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados