Açoriano Oriental
FCT promove encontro sobre Investigação e desenvolvimento para o Atlântico
O desenvolvimento de uma agenda internacional de Investigação e Desenvolvimento para o Atlântico é o tema de um encontro que a Fundação para a Ciência e Tecnologia promove hoje em Bruxelas, informou a Fundação.
FCT promove encontro sobre Investigação e desenvolvimento para o Atlântico

Autor: Lusa/AO Online

 

O comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas, o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, o secretário Regional dos Açores para a área do Mar, Ciência e Tecnologia, Fausto Brito e Abreu, o presidente da FCT, Paulo Ferrão, e a secretária de Estado para a Ciência e Inovação em Espanha, Cármen Vela, contam-se entre os participantes no encontro, segundo uma nota da FCT.

Investigadores e empresários portugueses, dirigentes da Comissão Europeia, de Estados-membros e elementos da Agência Espacial Europeia (ESA) contam-se entre os perto de 100 participantes do encontro, acrescenta a nota.

Trata-se da 6.ª oficina internacional sobre o desenvolvimento de uma agenda de investigação e desenvolvimento para o Atlântico, centrada nos Açores e destinada a fomentar formas de cooperação científica e tecnológica norte-sul e transatlântica, incluindo a integração de atividades de I&D e desenvolvimento empresarial nas áreas do clima, alterações climáticas, terra, espaço e oceanos.

Intitulado “Atlantic Interactions: Climate Change and Energy, Space and Oceans”, o encontro decorre a partir das 14:00 locais (13:00 de Lisboa), na Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia, em Bruxelas.

A criação do centro internacional de investigação nos Açores, no âmbito de uma plataforma internacional de cooperação norte-sul dedicada a atividades de I&D e desenvolvimento empresarial nas áreas do clima, alterações climáticas, terra, espaço e oceanos, é outro dos temas da agenda do encontro.

Iniciativas similares estão previstas para novembro e dezembro, no Brasil, Marrocos e Estados Unidos da América, conclui a Fundação.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados