Açoriano Oriental
FC Porto sob pressão na visita a Alvalade, apesar da liderança na I Liga
O novo ano para o futebol português começa no sábado e logo com um grande destaque no programa da 15.ª jornada da I Liga, com a visita do FC Porto ao campo do Sporting
FC Porto sob pressão na visita a Alvalade, apesar da liderança na I Liga

Autor: LUSA/AO online

A deslocação do líder ao terreno do segundo parece mais calma, apesar de tudo, para os 'leões' do que para os 'dragões', ainda em choque depois da derrota em casa com o Marítimo, para a Taça da Liga (3-1), a fazer sair os lenços brancos dos bolsos dos adeptos mais irritados com Julen Lopetegui.

Praticamente fora da Taça da Liga (só um 'milagre' o salva), mas a seguir na Taça de Portugal, Liga Europa e a liderar a I Liga, o FC Porto não encanta a jogar. Mas uma vitória nesta deslocação a Lisboa pode relançar a confiança no técnico espanhol e recolher de novo os sempre inquietantes lenços.

Única equipa que ainda não tinha perdido nas competições nacionais, até este 'passo em falso' com o Marítimo, o FC Porto continuará primeiro se empatar, com avanço de um ponto, e se ganhar, mas aqui avolumando a diferença para já consideráveis quatro pontos.

Em Alvalade, espera pelo clube da 'Invicta' um ambiente intenso, com o Sporting ainda em alta, a manter o deslumbramento pelo treinador, Jorge Jesus, e por um 'onze' que está vários patamares acima do que se viu nos últimos anos.

A mais recente entrevista televisiva de Jesus, a reafirmar cabalmente o espírito ganhador e a aposta prioritária na Liga, e o 'chorudo' negócio por vários direitos, nomeadamente de televisão, mostram um emblema invulgarmente pujante e preparado para regressar de novo ao comando do campeonato.

Ainda ninguém conseguiu melhor em Alvalade do que o Paços de Ferreira, que empatou, pelo que o favoritismo pende para o Sporting, que entrará em campo já conhecedor do que o Benfica fez na deslocação a Guimarães.

O campeão nacional, esta época com resultados muito abaixo de 2014/2015, está com 31 pontos, a cinco de portistas e quatro dos grandes rivais de Lisboa.

O Vitória de Guimarães, nono com 19 pontos, está a dois da zona de acesso à Liga Europa, o que é uma motivação extra a juntar ao facto de defrontar um dos grandes do futebol luso.

Nova derrota poderá deixar o Benfica com um atraso de sete ou oito pontos, ficando a renovação do título francamente comprometida.

A 15.ª jornada da I Liga disputa-se quase toda no sábado, já que a meio da semana o calendário avança mais uma ronda, e do programa consta também um interessante Vitória de Setúbal - Sporting de Braga, com relevância para a luta pelo quarto lugar.

Os sadinos são quintos, com 21 pontos, e os arsenalistas quartos, com 25, sendo claramente as duas equipas que melhor futebol estão a jogar, depois do trio da frente.

Em termos de luta pela fuga à despromoção, regista-se que as equipas situadas entre o 14.º e o 17.º jogam entre elas.

O Boavista (16.º, 10 pontos) recebe o Moreirense (14.º, 14) e a Académica (17.ª, 10 pontos) o União da Madeira (15.º, 14 pontos).

Em caso de vitórias caseiras, o último da tabela, o Tondela (cinco pontos), pode ficar praticamente sentenciado, sobretudo se perder no domingo em Vila do Conde.

 

Programa da 15.ª jornada:

- Sábado, 02 jan:

Académica – União da Madeira, 15h00

Boavista – Moreirense, 15h00

Nacional – Arouca, 15h00

Marítimo – Estoril-Praia, 15h00

Vitória de Setúbal – Sporting de Braga, 15h15 (Sport TV)

Paços de Ferreira – Belenenses, 17h00

Vitória de Guimarães – Benfica, 17h30 (Sport TV)

Sporting – FC Porto, 19h45 (Sport TV)

- Domingo, 03 jan:

Rio Ave – Tondela, 16h00 (Sport TV)

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados