Açoriano Oriental
Escola
Escola Básica e Secundária da Povoação

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

Fase escolar do Parlamento dos Jovens - EBSP


lista a

Esta edição do Parlamento dos Jovens ficou marcada pelo maior número de escolas candidatas desde o seu começo. Com 1028 escolas a concurso, a Escola Maria Isabel do Carmo Medeiros, no Concelho da Povoação, foi uma delas.

Parlamento dos Jovens 
  O parlamento dos jovens foi criado em 1995, este é uma iniciativa da Assembleia da República dirigida aos jovens do ensino básico e ensino secundário de todo o país, tendo como principal objetivo o de incentivá-los ao trabalho democrático. 
   Esta edição do Parlamento dos Jovens fica marcada pelo maior número de escolas candidatas desde o seu começo. Com 1028 escolas a concurso, os jovens mostram-se interessados pela democracia, e vontade de ter voz ativa sobre os temas da atualidade mostrando que a edição do ano transato deu frutos! A Escola Maria Isabel do Carmo Medeiros, no Concelho da Povoação, é uma delas.  
   Com uma lista candidata, cabeceada por Vítor Rigueira e Beatriz Frias e composta por Matilde Vieira, Artur Palhinha, Maria Bulhões, Beatriz Martins, Jorge Moniz, Filipa Amaral, Fernando Tavares e Vasco Resendes, apresentam 2 medidas para combater uma das maiores epidemias do século XXI, os Distúrbios Mentais.  
 
A Campanha 
   Apesar de haver só uma lista, esta não perdeu o ânimo na campanha eleitoral que decorreu de 9 a 14 de dezembro de 2022, afixando cartazes e distribuindo panfletos com as suas medidas que combatem os problemas de foro mental.  
   No debate sobre o tema, que contou com a presença da deputada da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, eleita pelo Partido Socialista, Célia Pereira, que apresentou o Projeto de Resolução n.º 69/XII – “Plano Regional de apoio à Promoção da Saúde Mental para Crianças e 
Jovens”, tirou-nos algumas dúvidas sobre os “Tabus da Saúde Mental”. Falou-nos ainda da importância da política e do parlamento no quotidiano, não só nos açorianos, mas também em toda a população mundial – “A política é feita de pessoas para pessoas. O nosso dia a dia é influenciado pela política!” - afirmou a Sra. deputada.  
 Ainda, falou-nos sobre o seu percurso de vida, antes e depois de ser deputada regional, abordando as dificuldades desta profissão. 
 
   Após a intervenção de Célia Pereira, o presidente da lista A, Vítor Rigueira, começou por lamentar a existência de só uma lista concorrente – “Entristece-me saber que a EBSP tem apenas uma lista a concorrer ao Parlamento dos Jovens. O facto de haver opiniões antagónicas é uma mais-valia para uma boa evolução, tanto a nível de debate como a nível enriquecedor das propostas que levamos à Sessão Regional.” Ademais, afirmou que a pandemia nos trouxe novas realidades e um agravamento dos desafios diários que já existiam nas nossas vidas particularmente nos jovens, fazendo com que o os números de pessoas que sofriam com doenças do foro psicológico aumentasse drasticamente. Por fim, Vítor Rigueira e  Beatriz Frias apresentaram as suas duas medidas, sendo estas:  o Reforço dos cuidados de Saúde Mental nos estabelecimentos de ensino público e a Criação de uma App de ajuda psicológica 24h. 
 
Eleições 
   As eleições decorreram no dia 15 de dezembro, estas ditaram a vitória à Lista A com 56 votos. 
Nestas eleições, que tinham 113 eleitores inscritos, 62 exerceram o seu direito de voto, sendo um saldo positivo comparado com o ano anterior. Foram eleitos para a Sessão Escolar todos os membros da lista a concorrer. 

Sessão Escolar 
   Com a chegada do dia 9 de janeiro, os deputados eleitos voltaram a se reunir, mas desta vez para a Sessão Escolar com o intuito de escolher os 2 deputados e dar os toques finais ao Projeto de Recomendação da escola que vão ser apresentados na Sessão Regional no dia 21 de março na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.
 
 
   A Sessão Escolar decorreu na Biblioteca da Escola Maria Isabel do Carmo Medeiros, começando com as candidaturas para presidir a mesma. A Filipa Amaral foi a única candidata e foi eleita por unanimidade.  
   De seguida, deu-se o debate para o Projeto de Recomendação, onde o presidente da Lista sugeriu adicionar uma medida às duas já existentes. Com a aprovação de todos os deputados, começou-se a elaboração de uma 3º medida.  
   Após um grande debate que teve a participação de todos, e findando o projeto de recomendação, solicitou-se a presença da Psicóloga Escolar Marta Tavares que deu a sua opinião sobre as medidas desenvolvidas pelos deputados. Ademais, fez questão de nos esclarecer as dificuldades atuais de exercer a sua função no âmbito escolar, acentuando a falta de psicólogos nesta área.  
Com a opinião da Sra. Dra. Marta Tavares, os deputados acharam por bem alterar uma das suas medidas de modo que tivesse maior impacto na sociedade. 
   O Projeto de Recomendação, passou por grandes alterações, mas no final as 3 medidas escolhidas foram: Workshops sobre a Saúde Mental e os seus Subtemas; Reforço dos cuidados de Saúde Mental nos estabelecimentos de ensino público, e por último, a criação do projeto piloto “Turn Off”. Este foi aprovado por unanimidade.  
   Dando por finalizado o Projeto de Recomendação da escola, passou-se à votação para eleger os dois deputados que irão representar a nossa escola na ilha do Faial. Estes foram: Vítor Rigueira com 8 votos e Beatriz Frias com 7 votos, ficando Filipa Amaral como deputada suplente por ter arrecadado 1 voto.      Certamente que os deputados irão dar o seu melhor para serem eleitos à Sessão Nacional e conseguir levar consigo as medidas de combate aos distúrbios mentais. 
  Por último, o então deputado eleito à Sessão Regional sugeriu que o tema que deveria ser levado a debate na próxima  edição do  Parlamento dos Jovens, deveria ser a restruturação do ensino no país para que os mais novos pudessem mostrar a sua opinião neste tema.  Este foi aprovado por unanimidade. 
 
 
   Dada por finalizada a ordem de trabalhos, a presidente da mesa, Filipa Amaral, encerrou a reunião congratulando os deputados eleitos. 

AO Escolas

A Seleção Artificial dos bovinos nos Açores
As turmas do 12ºA e B aceitaram o convite do técnico Carlos Ferreira para conhecerem in loco , no dia 16 de janeiro, a atividade da Associação Agrícola de S. Miguel na área da reprodução assistida dos bovinos na região. Esta área de atividade da Associação, embora pouco divulgada na população em geral, apresenta atualmente uma dinâmica e relevância surpreendentes neste setor.
 
Escola Secundária da Lagoa
Ana Pires – Astronauta cientista – em S. Miguel
Esteve em S. Miguel, entre 7 e 9 de março, a doutora Ana Pires, astronauta análoga e cientista-astronauta. Esta foi uma iniciativa conjunta do Clube de Astronomia da Escola Secundária da Lagoa, do American Corner (Universidade dos Açores) e do Observatório Astronómico de Santana – Açores (OASA).
 
Escola Secundária da Lagoa
Job Shadowing: uma experiência enriquecedora e singular!
No âmbito do projeto Embracing Inclusion in European Languages, do programa Ersmus +, oito professoras da ESL, entre os dias 20 e 27 de fevereiro, rumaram até ao sul de França, Marselha, e, no Collège Lakanal, na pitoresca cidade de Aubagne, participaram em atividades de Job Shadowing. Esta mobilidade consiste na realização de experiências de observação reais de exploração, confronto e contacto com o mundo do trabalho e das profissões, através da observação, de um profissional no desempenho das suas funções durante um determinado período de tempo, no seu próprio local de trabalho.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

Taxa turística em São Miguel vai ser aplicada no próximo ano
"Taxa turística em São Miguel vai ser aplicada no próximo ano" é a manchete da edição deste sábado do Açoriano Oriental.
 
André Rodrigues é o candidato escolhido pelo PS/A para as Europeias
O PS/A decidiu que vai indicar André Rodrigues, eleito em fevereiro deputado no parlamento açoriano, para a lista do PS às eleições para o Parlamento Europeu.
 
Governo dos Açores quer avançar com projeto-piloto da semana de quatro dias de trabalho em 2025
O Governo dos Açores revelou que pretende arrancar em 2025 com projetos-piloto para implementar a semana de quatro dias na função pública, defendendo que a medida pode significar uma melhoria da produtividade.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados