Autor: Lusa/AO Online
O Boeing 737-500 da Air Sriwijaya caiu no Mar de Java poucos minutos depois de ter descolado de Jacarta para Pontianak, na ilha do Bornéu, a 09 de janeiro de 2021.
Todos os 50 passageiros e 12 tripulantes do voo SJ182 morreram no acidente.
O Comité Nacional de Segurança dos Transportes da Indonésia (KNKT, na sigla em indonésio) identificou vários fatores que contribuíram para o acidente, incluindo problemas mecânicos.
Uma avaria no sistema de aceleração automática do avião fez com que o aparelho se inclinasse para o lado esquerdo, disse o KNKT num comunicado citado pela agência francesa AFP.
A subida normal em modo automático parou nos 10.900 pés (3.322 metros), tendo as avarias na alavanca do acelerador começado nos 8.150 pés (2.884 metros).
A alavanca do acelerador do lado direito da aeronave permaneceu estacionária, enquanto a alavanca do lado esquerdo foi baixada excessivamente para compensar, precisou a agência espanhola EFE com base no relatório.
Antes de mergulhar, o avião, que estava ao serviço há quase 27 anos, tinha-se desviado acentuadamente da rota.
Os investigadores concluíram que os pilotos detetaram o problema demasiado tarde, apesar de “terem tempo para reparar na assimetria da aeronave antecipadamente”.
Atribuíram essa falha a uma “falta de vigilância” devido a um possível relaxamento dos pilotos quando o sistema de voo automático estava em funcionamento, o que os impediu de corrigir a trajetória.
Os investigadores também atribuíram a falta de regulamentos e diretrizes oficiais à falta de competência e conhecimento dos pilotos para lidar com tais situações.
Num relatório preliminar, os investigadores disseram que tripulações anteriores tinham reportado deficiências no funcionamento do sistema de aceleração do Boeing, que foi reparado várias vezes antes do voo fatal.