Açoriano Oriental
Exposição "Casamentos do século XX" no Nordeste

A Câmara Municipal do Nordeste tem patente a exposição "Casamentos do século XX", que ficará patente na Sala de Exposições do Município até dia 30 de setembro.


Autor: Susete Rodrigues/AO Online

De acordo com nota, a exposição surge como um pequeno "exercício de relação com a comunidade e de valorização da memória coletiva. Quarenta indumentárias, quarenta

"Não deixam, no entanto, de remeter para um período de transição importante em que o vestido branco começa a impor-se como norma e tradição. Na verdade, e ao contrário da visão popular mais moderna que olha para o vestido de noiva branco como tradição de longo tempo, este apenas surge como moda na segunda metade do século XIX. Era o fato preto, o traje domingueiro, que tipificava a forma de vestir numa ocasião social importante como o casamento. A pouco e pouco, o costume do vestido branco estende-se a outras camadas da população".

"Os ramos de noiva e os bolos foram sofrendo alterações, década após década. Nos anos oitenta era rara a noiva que não via o seu ramo composto por aivencas e flores da época e, na década seguinte, os ramos de flores artificiais ganharam fama, sendo na maioria das vezes oferecidos por familiares ou amigos que residiam nos Estados Unidos da América ou no Canadá".



PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados