Açoriano Oriental
Exportações em destaque em conferência do Açoriano Oriental (vídeo em direto)
Assista em direto à conferência "Exportações - uma moda ou uma necessidade?" promovida pelo Açoriano Oriental, online ou através da rádio Açores TSF a partir das 10h00.
Exportações em destaque em conferência do Açoriano Oriental (vídeo em direto)

Autor: Ana Carvalho Melo

“Exportações – uma moda ou uma necessidade?” vai debater formas de colocar os produtos com qualidade dos Açores nos mercados certos.

A sexta e última conferência promovida pelo Açoriano Oriental em 2013 realiza-se esta segunda-feira, no Anfiteatro C da Universidade dos Açores (UAç), em Ponta Delgada, tendo como pano de fundo as “Exportações – uma moda ou uma necessidade?”.

A conferência, como salienta em declarações à Rádio Açores/TSF o seu coordenador, Carlos Decq Mota, constituirá uma oportunidade para consciencializar os empresários açorianos relativamente à “necessidade que há em colocar os nossos produtos e a nossa marca nos sítios certos”, cumprindo permanentemente dois pressupostos fundamentais: qualidade e união de esforços.

“A nossa pequena dimensão não significa que aquilo que temos de bom não seja colocado nos mercados próprios com muita qualidade e com uma referência sempre à marca Açores”. E há “bons exemplos” na Região de pequenas empresas que conseguem colocar no exterior os seus produtos e serviços. Carlos Decq Mota inclui também no conceito de exportação a produção destinada ao abastecimento das ilhas, numa lógica de dinâmica do mercado interno que permitiria tornar os Açores menos dependentes de importações.

A conferência “Exportações – uma moda ou uma necessidade?” incluirá a intervenção de Mário Fortuna, presidente da Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada, que abordará o tema das exportações açorianas. Sobre “A Internacionalização da Economia Portuguesa” e a “Internacionalização das Empresas Açorianas” falarão, respetivamente, José Vital Morgado, Administrador Executivo da AICEP, e Arnaldo Machado, presidente da SDEA. Seguem-se os testemunhos setoriais de Gualter Couto (Centro de Empreendedorismo da UAç), Fernando Carvalho (Lactaçores), Helga Barcelos (Açorcarnes), Pedro Melo (Associação dos Exportadores de Peixe Fresco), Fernando Grego Dias (Mutualista Açoriana) e Rui Madeira (Gestão de Serviços Aéreos).

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados