Açoriano Oriental
Exportações de carros continuam a cair com Autoeuropa a liderar queda
As exportações das fábricas de carros em Portugal estão a diminuir a um ritmo de 10,7% desde janeiro até outubro, sendo que a Autoeuropa é a que mais contribui para este desempenho, divulgou a ACAP.
Exportações de carros continuam a cair com Autoeuropa a liderar queda

Autor: Lusa/AO online

A Associação Automóvel de Portugal indica também que, comparando outubro deste ano com o de 2011, a exportação automóvel em Portugal caiu 15,6%, vindo a agravar-se de mês para mês desde o início do ano.

"Do total de veículos produzidos em outubro de 2012, a exportação cifrou-se em 14.501 veículos, ou seja, 98,3% da produção nacional, o que representa uma variação homóloga de menos 15,6% no número de veículos exportados", refere o comunicado da ACAP.

A Volkswagen Autoeuropa, de longe a fábrica com maior número de produção, está com uma queda de 11,1% entre janeiro e outubro quando comparado com o mesmo período do ano passado, atingindo as 101.467 unidades divididas entre as marcas Volkswagen e Seat. Já relativamente a outubro, quando comparado com o mesmo mês de 2011, a fábrica de Palmela produziu menos 4,9%.

Em termos de produção, o desempenho é semelhante porque a esmagadora maioria dos carros produzidos são vendidos no mercado externo. Assim, em outubro foram produzidos 14.751 veículos automóveis, correspondendo a uma queda de 15,5% face ao mês homólogo do ano anterior.

A ACAP indica que esta evolução negativa da produção global "foi determinada pelo decréscimo da produção, quer, de veículos ligeiros de passageiros (-3,4%), quer, de veículos comerciais (-42,1%)".

A fábrica de Mangualde da Peugeot Citroën produziu entre janeiro e outubro 37.363 unidades, ou seja, menos 8,9% do que no mesmo período de 2011 .

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados