Açoriano Oriental
Turquia
Explosão em oleoduto que liga o Iraque ao porto de Ceyhan
Uma explosão ocorreu quarta-feira à noite num oleoduto que liga o Iraque ao sul da Turquia, na província turca de maioria curda de Sanliurfa (Sul), provocando uma importante fuga de petróleo, revelou a agência Anatolia.

Autor: Lusa/AOonline
De acordo com as primeiras informações citadas pela agência turca, o incidente terá ocorrido devido a uma brutal mudança de pressão na conduta.

    As autoridades turcas decidiram fechar as válvulas do oleoduto, enquanto que uma importante quantidade de petróleo se espalhou numa zona que vai até dois quilómetros do lugar da explosão, atingindo as margens de um lago de retenção de uma importante barragem da região.

    Separatistas curdos, muito activos nesta parte do país, já bombardearam este oleoduto, que liga a cidade iraquiana de Kirkuk ao porto turco de Ceyhan, com uma capacidade anual de trânsito de 70 milhões de toneladas de petróleo bruto.

    Como instalação estratégica, este oleoduto foi igualmente atacado várias vezes pelos rebeldes desde a invasão do Iraque pela coligação internacional liderada pelos Estados Unidos, em 2003.

    No imediato, nenhuma informação foi disponibilizada sobre uma eventual data de reabertura do oleoduto.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados