Euro/Crise

Europa vive a sua "hora da verdade"

O presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, apelou aos esforços dos Estados-membros da União Europeia (UE) para fazer face à crise da dívida soberana, definindo o actual momento como a "hora da verdade" para a Europa.


"Temos de lutar pela nossa economia, pela união monetária, a nossa segurança social, e o lugar da Europa no mundo", declarou Rompuy em Bruxelas, num evento organizado pelo 'think tank' Lisbon Council.

Definindo os actuais desafios da Europa como "sérios e complexos", o presidente do Conselho sublinhou, no entanto, que o restaurar da confiança na economia é uma "responsabilidade global": os EUA, disse, têm de reduzir o seu défice, e a China tem de estimular a sua procura interna, por exemplo.

Falando em concreto sobre a Zona Euro, Rompoy advertiu para a necessidade de encontrar um "balanço certo" entre as medidas de austeridade e os estímulos ao crescimento económico.

"A desaceleração do crescimento económico na zona euro não se deve às medidas de consolidação orçamental. Tem também que ver com a restrição de crédito e a falta de confiança dos consumidores, bem como dos investidores", sustentou o presidente do Conselho Europeu.
PUB

Premium

Entre 2014 e 2024, a comercialização do leite e do queijo açoriano, no seu conjunto, registou um aumento de valor de 44 por cento, passando de 190,7 milhões de euros em 2014 para os 274,6 milhões de euros registados em 2024