Açoriano Oriental
Euro valoriza face ao dólar
O euro valorizou hoje face ao dólar, depois do presidente do Banco Central Europeu ter afirmado que a economia europeia está robusta, o que afasta um cenário da descida das taxas de juro.

Autor: Lusa / AO online
    Às 17:38, o euro valia 1,4237 dólares, acima dos 1,4144 dólares a que negociava na quarta-feira ao final do dia, tendo sido a primeira vez, desde o dia 01 de Outubro, que a moeda fechou acima do limiar dos 1,42 dólares.

    Durante a sessão de hoje, a cotação da moeda europeia oscilou entre um mínimo de 1,4126 dólares e um máximo de 1,4241 dólares.

    O presidente do Banco Central Europeu (BCE) disse hoje em Moscovo que a economia europeia está "robusta" e que o comércio externo está "dinâmico", o que afasta um cenário de descida das taxas de juro.

    O ciclo de subida dos juros iniciou-se em Dezembro de 2005 e desde então o banco central já aumentou a taxa directora por oito vezes.

    Actualmente, a taxa de juro está nos 4 por cento.

    Os dados económicos, hoje divulgados nos Estados Unidos, também não contribuiram para a recuperação da moeda norte-americana, tendo em conta que saíram abaixo das previsões.

    O défice comercial nos Estados Unidos caiu 2,4 por cento, para os 57,6 mil milhões de dólares, em Setembro, mais do que o esperado pelos analistas, devido à subida das exportações pelo sexto mês consecutivo.

    Os economistas apontavam para um défice de 59 mil milhões de dólares.

    Também os pedidos de subsídio de desemprego nos Estados Unidos caíram mais do que o esperado na semana passada, evidenciando que o mercado laboral permanece forte.

    Os pedidos deslizaram em 12 mil para os 308 mil pedidos na semana que terminou a 6 de Outubro, contra 320 mil na semana anterior.

    Os economistas consultados pela Bloomberg apontavam para uma queda para os 315 mil pedidos.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados