Açoriano Oriental
Estudo revela aumento de casos de fome em pessoas assistidas por instituições

O número de pessoas assistidas por instituições que esteve “uma vez ou outra” sem comer durante um dia inteiro “aumentou de forma significativa” entre 2014 e 2016, passando de 18% para 26%, revela um estudo da Universidade Católica.


Estudo revela aumento de casos de fome em pessoas assistidas por instituições

Autor: Lusa/AO online

Realizado pelo Centro de Estudos e Sondagens de Opinião da Universidade Católica, em parceria com o Banco Alimentar Contra a Fome e a Entrajuda, o estudo, hoje divulgado, faz parte de um projeto iniciado em 2010, que tem sido repetido de dois em dois anos a uma amostra de instituições, permitindo acompanhar a evolução de famílias que assistem.

Segundo o estudo "Utentes de instituições de solidariedade social - Uma abordagem à Pobreza nesta população", são os inquiridos com idades entre os 41 e os 65 anos que mais referiram ter estado algum dia inteiro sem comer (37%).

A percentagem de inquiridos que refere que “às vezes” não teve dinheiro para ter comida até ao fim do mês também tem vindo a aumentar ao longo dos quatro anos atingindo 46% em 2016.

“Regista-se assim, em 2016, um ligeiro agravamento das carências alimentares, quando se comparam os resultados com os de 2014, não alcançando, contudo, os valores mais negativos de 2012”, sublinha o estudo, que apresenta os resultados de 1.466 inquéritos a famílias recolhidos em finais de 2016.

Mais de metade (51%) das famílias recebe apoio de uma instituição há mais de dois anos e 22% entre um e dois anos, sendo a alimentação o principal apoio recebido (85%).

O estudo também analisou a situação das crianças portuguesas, que se encontram “entre as mais vulneráveis da União Europeia”, sendo Portugal o país com a oitava maior taxa de pobreza infantil (18,2%).

De acordo com o estudo, 42% das famílias têm crianças e adolescentes a frequentar a escola, correspondendo a 614 famílias e 876 crianças.

Destas crianças e jovens, 36% já reprovaram pelo menos uma vez durante o seu percurso escolar (21% uma vez e 10% duas vezes), uma taxa significativamente superior à média nacional (13%), “valores preocupantes pelas consequências que têm de perpetuação da pobreza”.

“Outra das consequências desta condição económica, muitas vezes aliada ao insucesso escolar, diz respeito aos percursos escolares interrompidos, frequentemente por vontade própria”, salienta o estudo.

Dos jovens a entrar na idade adulta (16-17 anos), 31% disseram que pretendem ir trabalhar quando terminarem o secundário, 30% querem prosseguir os estudos no ensino profissional e 22% desejam ir para a universidade.

Dez por cento dos inquiridos referiram que os seus filhos são “muitas vezes ou todos os dias discriminados pelos colegas devido à sua condição económica” e 52% confessaram que “raramente” ou “nunca” conseguem comprar o material necessário para as atividades escolares do menor a seu cargo.

Quase metade dos inquiridos (46%) considera que a sua vida está pior do que estava há cinco anos, apesar de este valor ter decrescido em relação a 2014 (55%). Quando olham o futuro, 41% consideram que a sua vida estará igual e 34% esperam que estará melhor

O estudo conclui que, “embora em questões mais objetivas como é o caso do rendimento, das carências alimentares, se verifique a manutenção da situação, ou até um ligeiro agravamento, face às edições anteriores, em dimensões mais subjetivas, parece haver uma ligeira melhoria das condições de vida dos indivíduos ou pelo menos da perceção que estes têm acerca daquelas”.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados