Açoriano Oriental
Campeonato Nacional MX2
Espectáculo e emoções estão garantidos no Grande Prémio dos Açores
Com Rui Gonçalves como cabeça-de-cartaz, a terceira prova do Campeonato Nacional de MX2, realiza-se na tarde de domingo na pista das Soluções M.  Os melhores pilotos portugueses marcam presença, bem como os da região. A luta vai estender-se também aos Infantis B
Espectáculo e emoções estão garantidos no Grande Prémio dos Açores

Autor: Susete Rodrigues

A pista das Soluções M acolhe este domingo a terceira prova do Campeonato Nacional Motocross MX2 Open e a penúltima prova do Campeonato dos Açores Motocross na classe Infantis B.
Denominada Grande Prémio dos Açores e organizada pelo Rosinhas V. Clube, a prova conta com grande nomes do motocross de Portugal, nomeadamente, e, como cabeça de cartaz deste evento, o vice-campeão do Mundo em MX2, Rui Gonçalves, que começou nas provas do Mundial em 2002, tendo conseguido terminar sempre nos 10 primeiros classificados.
Em 2008 o piloto de Vila Real foi quinto classificado, e este ano alcançou um excelente segundo lugar.
Recorde-se que em Portugal Rui Gonçalves foi campeão Nacional na classes 125.
Rui Gonçalves está entre os cinco finalistas para o Prémio Desportista do Ano de 2009, que é atribuído pela Confederação do Desporto de Portugal (CDP).
Saliente-se que em 2006, Gonçalves havia sido nomeado mas veio a perdeu o prémio para Francis Obikwelu.
Outros pilotos de destaque neste Grande Prémio dos Açores, são as presenças de Luís Correia e Luís Oliveira, que recentemente marcaram presença no International Six Days Enduro, que teve lugar na Figueira da Foz e Águeda.
Luís Oliveira fez parte da selecção nacional de juniores, enquanto Luís Correia foi o melhor português, ajudando a selecção nacional a terminar num igualmente positivo sexto lugar entre as 24 selecções presentes.
Mais nomes vão estar presentes hoje na pista Soluções M do Nacional MX2, já que conta com os 20 primeiros classificados,  como o actual primeiro classificado, Hugo Basaúla que tem 12 pontos sobre Luís Correia, que segue em segundo. Em terceiro da geral parte Henrique Venda, com 74 pontos.
Certo que estes três primeiros irão dar luta e espectáculo, mas os restantes pilotos também o farão, procurando também intrometer-se na luta pela vitória da prova.
Entre estes pilotos encontram-se, Nélson Silva, Nuno Gonçalves, Luís Ferreira, Daniel Pinto, Sérgio Pita entre outros.
Por outro lado e não menos importante é a presença dos pilotos regionais neste Grande Prémio dos Açores, que também têm qualidade para lutarem pela vitória.
Destaque para o actual campeão dos Açores, Marco Garcia, que com a sua experiência em provas nacionais pode colocar-se entre os primeiros; Nélson Ventura que tem por hábito também “incomodar” alguns adversários, BrunoSerra que este ano faz a sua primeira época como sénior já deu mostras que tem armas para lutar com os “maiores” e ainda Mário Sousa, bi-campeão dos Açores em MX2.
Acrescente-se ainda a participação de Paulo Caldeira e BrunoAzevedo, que também vão abrilhantar o espectáculo.

Pista em óptimas condições
A chuva que caiu na passada sexta-feira não danificou o traçado da pista das Soluções M, local que deste esta temporada tem sido utilizado para as provas de motocross na ilha de São Miguel.
De acordo com José Leonardo, presidente do Rosinhas V. Clube, o piso está “transitável e se a prova fosse realizada hoje (ontem) aconteceria. Há algumas poças de águas mas nada que não seja resolvido e lama é quase uma ausência”.
“Queremos apresentar um traçado perfeito e é isso que vamos fazer, por forma a proporcionar um bom espectáculo”, frisou.
O Grande Prémio dos Açores conta com uma lista de 30 pilotos inscritos, e quatro vão disputar a classe dos Infantis B.

Infantis abrem corridas

A abrir a prova de hoje vai estar a classe de Infantis B, que conta com a presença de quatro jovens promessas. Nesta classe, como sempre, para além da excelente animação que dá às provas e muito brilho, a competição não está colocada de parte.  Pelo contrário, a luta pelos lugares cimeiros é sempre bem disputada e hoje não será excepção.
Recorde-se que na frente do campeonato está Abel Carreiro, com 138 pontos, seguido de Sara e Beatriz Silva, ambas com 118 pontos. Tiago Gonzaga segue na quarta posição, com 100 pontos.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados