Espanha e França criam empresa ferroviária de alta velocidade

Espanha e França criam  empresa ferroviária de alta velocidade

 

Lusa/AO Online   Economia   28 de Nov de 2009, 07:27

Espanha e França concordaram em criar uma empresa ferroviária para gerir o comboio de alta velocidade que ligará as capitais de ambos os países, noticiou sexta-feira a edição digital do jornal britânico The Times.

Segundo o diário, o presidente do governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, e o seu homólogo francês, François Fillon, já deram o seu aval ao projecto.

Prevê-se que o trajecto entre Madrid e Paris demore entre cinco horas e meia e seis horas, podendo os passageiros apanhar na capital francesa o comboio de alta velocidade Eurostar para Londres (Reino Unido). No total, o percurso demorará pouco mais de oito horas.

Espanha e França terão agora de criar uma nova empresa ferroviária, com participação, em partes iguais, da espanhola Renfe e da francesa SNCF. A sede, no entanto, ficará em Espanha.

Ainda de acordo com o diário, a Renfe pretende investir 200 milhões de euros na compra de novos comboios, estando prevista para o próximo ano a abertura do concurso público para o fornecimento de material ferroviário. Contudo, parte da linha ainda não está concluída.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.