Açoriano Oriental
Ensino de Programação e Robótica apoiado em mais de 200 mil euros nos Açores

A vice-presidência do Governo dos Açores apoiou, este ano, em mais de 200 mil euros o ensino da Programação e da Robótica, cuja rede é atualmente composta por 38 clubes distribuídos pelas escolas e a universidade.

Ensino de Programação e Robótica apoiado em mais de 200 mil euros nos Açores

Autor: Lusa/AO Online

Numa nota divulgada na página na internet, o executivo de coligação PSD/CDS-PP/PPM adianta que os apoios, concedidos através da Direção Regional da Ciência e Tecnologia, se destinaram à criação e/ou funcionamento dos Clubes de Programação e Robótica, e à implementação do projeto Atelier do Código.

A Rede de Clubes de Programação e Robótica tem por objetivo promover a literacia científica nos jovens em idade escolar e desenvolver a cidadania através da promoção de pedagogias orientadas para as competências digitais e da formação nas áreas das STEM (ciência, tecnologia, matemática, engenharia).

Aquela rede é atualmente composta por 38 clubes, distribuídos por 32 escolas do ensino público, cinco escolas profissionais e uma na Universidade dos Açores, envolvendo cerca de 400 alunos e mais de 40 professores, segundo adianta o Governo.

Já o projeto Atelier do Código funciona em todas as escolas dos 1º e 2º ciclos dos Açores e abrangeu este ano letivo, mais de 9.000 alunos, de 850 turmas, e 430 professores, que desenvolveram mais de 1.450 atividades.

Aquele projeto visa o desenvolvimento do raciocínio lógico e da capacidade de resolução de problemas dos alunos da Região e contribuir para a melhoria do seu desempenho noutras áreas disciplinares.

Em paralelo, procura reforçar a atualização, pelos professores, de competências em novas áreas de ensino.

O Governo dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) prevê que, até final do ano, o investimento no ensino da programação e da robótica "ultrapasse os 285 mil euros".


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados