Açoriano Oriental
Encerrados polos de Ponta Delgada e Angra do Heroísmo da universidade
As instalações dos campus universitários de Ponta Delgada e de Angra do Heroísmo da Universidade dos Açores estão hoje encerradas devido ao mau tempo previsto para o arquipélago.
Encerrados polos de Ponta Delgada e Angra do Heroísmo da universidade

Autor: Lusa/AO Online

 

Segundo informação divulgada na página da rede social Facebook da Associação Académica da Universidade dos Açores, “as instalações dos campus universitários de Ponta Delgada e de Angra do Heroísmo estarão encerradas, atendendo ao teor do comunicado emitido pelo Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros” e em conformidade com a determinação do Governo Regional “relativa ao encerramento de todas as escolas dos grupos central e oriental”.

“Por tal motivo, são suspensas todas as atividades previstas” para hoje nos dois polos, adianta a mesma nota.

As ilhas do grupo oriental (São Miguel e Santa Maria) estão hoje sob aviso vermelho face à previsão de vento e agitação marítima, enquanto as ilhas do grupo central (Terceira, São Jorge, Graciosa, Faial e Pico) estão sob aviso laranja devido ao vento, tendo sido alargado também à chuva.

Nas ilhas de São Miguel e Santa Maria, o aviso vermelho (o mais grave de uma escala de quatro) vigora entre as 12:00 e as 24:00 (menos uma hora nos Açores), com rajadas na ordem dos 130 quilómetros por hora, podendo em alguns locais, devido a efeitos orográficos, atingir os 150 quilómetros/hora.

Prevê-se ainda, no mesmo período, a ocorrência de ondas de seis a oito metros, aumentando para nove a dez metros e podendo, pontualmente, atingir os 15 metros.

As ilhas do grupo oriental vão estar também sob aviso laranja (o segundo mais grave) devido ao vento, entre as 09:00 e as 12:00, tendo sido ainda emitido um aviso amarelo para precipitação e trovoada entre as 03:00 e as 15:00 de segunda-feira.

Quanto às ilhas do grupo central, estão sob aviso laranja devido ao vento e chuva, havendo ainda um aviso amarelo para trovoada e agitação marítima.

A Secretaria Regional da Educação e Cultura já anunciou o encerramento das escolas nestas sete ilhas e a Secretaria da Solidariedade Social recomendou o fecho de todas as creches e jardins-de-infância.

Vários serviços e instituições estão de prevenção, revelou no domingo fonte do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros.

“Tendo em conta o agravamento do estado do tempo que se espera para a Região Autónoma dos Açores, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores efetuou contactos com todas as corporações de bombeiros dos Açores”, assim como com todas as câmaras, para que os respetivos “serviços municipais de Proteção Civil estejam alerta”, explicou a mesma fonte.

Os contactos foram também estabelecidos com as secretarias regionais da Solidariedade Social, do Turismo e Transportes, Educação e Cultura, e da Agricultura e Ambiente, tendo sido igualmente contactados o comandante da Zona Aérea dos Açores e comandante da Zona Marítima dos Açores.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados