Conjuntura

Economia portuguesa escapa a recessão em 2008

A economia portuguesa estagnou no terceiro trimestre deste ano, face aos três meses anteriores, escapando à recessão este ano, de acordo com a estimativa rápida do Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgada esta sexta-feira.


O Produto Interno Bruto (PIB) registou um crescimento nulo no terceiro trimestre, enquanto em termos homólogos (face ao mesmo período de 2007) cresceu 0,7 por cento.

    Em termos trimestrais, a economia tinha crescido também 0,3 por cento no segundo trimestre, e, em termos homólogos, a variação do PIB também tinha sido de 0,7 por cento.

    Estes dados estão acima das previsões de Outono da Comissão Europeia, que apontavam para uma queda de 0,3 por cento do PIB no terceiro trimestre e uma nova quebra nos últimos três meses do ano, entrando assim em recessão técnica.

    Recessão técnica é quando uma economia regista variações negativas em dois trimestres consecutivos.

    Analistas contactados pela Lusa tinham apontado uma variação do PIB entre -0,1 por cento e 0,1 por cento.
PUB

Premium

O psiquiatra João Mendes Coelho defende o reforço da resposta clínica do Serviço Regional de Saúde (SRS) ao consumo de drogas nos Açores, alertando para os riscos do policonsumo e da automedicação. O alerta surge na sequência dos dados do inquérito europeu sobre drogas, que revelam padrões de consumo preocupantes na região