Açoriano Oriental
Açores/Eleições
Duarte Freitas diz que o PSD volta a ser chamado para reconstruir a Autonomia
O líder do PSD/Açores e cabeça de lista por São Miguel às eleições regionais disse que ao fim de 40 anos de autonomia o partido volta a ser chamado a reconstrui-la, contando com todos para alcançar uma "maioria expressiva".
Duarte Freitas diz que o PSD volta a ser chamado para reconstruir a Autonomia

Autor: Lusa/AO Online

 

"Somos todos chamados para construir uma maioria expressiva para governar os Açores, para ao fim de 40 anos reconstruirmos a autonomia e reunirmos outra vez as nove ilhas", afirmou Duarte Freitas, no jantar comício em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, no penúltimo dia de campanha.

No pavilhão das Portas do Mar, um projeto do Governo Regional socialista, o candidato social-democrata vincou que se trata de uma "responsabilidade histórica que vai ser cumprida com o esforço de todos".

"Até à última hora, até ao último voto vamos lutar, não vamos deixar cair os braços. Os nossos adversários não imaginavam a nossa força, mas ela está aqui e vai estar no domingo a construir esta maioria expressiva para mudar os Açores e termos uns Açores para todos", salientou Duarte Freitas.

Garantindo que irá liderar o Governo Regional apenas oito anos, Duarte Freitas referiu que quer uma sociedade civil "livre e empenhada" a fazer dos Açores uma terra melhor, com mais oportunidades para todos.

"Nunca como agora ouvimos as Câmara de Comércio, a Federação Agrícola dos Açores, a UGT unanimemente a dizer que é preciso uma mudança de modelo económico nos Açores", destacou Duarte Freitas, acrescentando que "não é só o PSD que o diz", mas é ao partido que compete "dar resposta aos problemas das açorianas e açorianos".

O cabeça de lista pelo círculo de São Miguel destacou, ainda, que neste sufrágio o que está em causa é julgar 20 anos de governação socialista, recordando que várias entidades externas demonstram que nos Açores há 13 mil desempregados, quase seis mil pessoas em programas ocupacionais e mais de 30 mil açorianos sem médico de família.

Pela primeira vez na campanha eleitora a antiga líder do PSD/Açores e atual deputada na Assembleia da República, Berta Cabral, apareceu ao lado de Duarte Freitas, primeiro numa visita ao Centro Empresarial dos Açores esta tarde e agora no jantar comício, para manifestar o seu apoio ao candidato.

"É o líder certo, no tempo certo e espero que seja o próximo presidente do Governo Regional. Os Açores precisam necessariamente de uma mudança. Depois de 20 anos de governo socialista as pessoas deixaram de ter imaginação, capacidade para encontrar nova forma e modelo de desenvolver os Açores", considerou Berta Cabral.

O círculo eleitoral de São Miguel elege 20 deputados para o parlamento regional.

Para a votação de dia 16 estão inscritos 228.160 eleitores que vão escolher, entre as treze forças políticas que concorrem, os 57 deputados à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores para os próximos quatro anos.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados