Açoriano Oriental
Donald Tusk assume presidência do Conselho Europeu na segunda-feira
O polaco Donald Tusk vai assumir a presidência do Conselho Europeu na próxima segunda-feira, completando as alterações nos altos cargos institucionais da União Europeia operadas este ano, que incluíram a sucessão de Durão Barroso à frente da Comissão Europeia.

Autor: Lusa/AO online

Um mês depois da entrada em funções da nova Comissão Europeia, liderada pelo luxemburguês Jean-Claude Juncker, e que inclui a nova Alta Representante da UE para os Negócios Estrangeiros, a italiana Federica Mogherini (que sucedeu à britânica Catherine Ashton), o antigo primeiro-ministro polaco assume a 01 de dezembro o cargo ocupado nos últimos cinco anos pelo belga Herman Van Rompuy.

Numa cimeira de chefes de Estado e de Governo da UE celebrada a 30 de agosto, os líderes europeus nomearam Tusk para exercer, por um mandato de dois anos e meio, o cargo de presidente do Conselho Europeu, criado pelo Tratado de Lisboa, tendo na mesma reunião designado a então chefe de diplomacia italiana, Federica Mogherini, para Alta Representante.

Num ano em que se assistiu também à eleição de um “novo” Parlamento Europeu – neste caso, o presidente da assembleia, o alemão Martin Schulz, foi reconduzido -, Tusk é o último novo alto responsável da UE a assumir funções, já que o segundo mandato, de dois anos e meio, de Herman Van Rompuy só termina a 30 de novembro.

Na segunda-feira, 01 de dezembro, haverá lugar a uma cerimónia simbólica de “passagem de testemunho” de Van Rompuy a Tusk, que já conduzirá os trabalhos do próximo Conselho Europeu, agendado para 18 e 19 de dezembro, em Bruxelas.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados