Açoriano Oriental
Dia para a Tolerância assinalado em Rabo de Peixe
A Valência de Animação de Rua "Espaço Extremo", da Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande, promoveu na passada sexta-feira, Dia Internacional para a Tolerância, a iniciativa "Vive a Tolerância Brincando", em Rabo de Peixe.
Dia para a Tolerância assinalado em Rabo de Peixe

Autor: Pedro Nunes Lagarto

O objetivo foi desenvolver o sentido de coesão e partilha entre as crianças e jovens, através de jogos tradicionais.

As atividades tiveram lugar junto ao campo desportivo na Rua de São Paulo, na vila de Rabo de Peixe, pelas 15h30, num encontro destinado não só aos mais novos, mas também a toda a comunidade.

Refira-se que o Dia Internacional para a Tolerância foi instituído pelas Nações Unidas como sendo o dia 16 de novembro de cada ano, em reconhecimento à Declaração de Paris, assinada no dia 12 de Novembro, em 1995, tendo 185 Estados como signatários.

Nela, os Estados participantes reafirmaram a “fé nos Direitos Humanos fundamentais” e ainda na “dignidade e valor da pessoa humana, além da intenção de poupar sucessivas gerações das guerras por questões culturais, para tanto devendo ser incentivada a prática da tolerância e a convivência pacífica entre os povos vizinhos”.

“Hoje, os tempos são outros, mas a necessidade de incutir o valor da tolerância na população continua. No entanto, se por um lado, são cada vez maiores as desigualdades sociais e cada vez menor o respeito e a tolerância pelo outro, por outro lado nota-se que, em tempos de crise, a sociedade “dá as mãos” para ultrapassar as dificuldades, salienta Emanuel Brilhante, psicólogo da Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados