Luís Garcia falava durante uma visita ao treino da equipa de Futsal Adaptado do Clube Desportivo Santa Clara, iniciativa que teve como objetivo reconhecer “o mérito, o compromisso e os resultados alcançados” pelos atletas e pela equipa técnica do clube, segundo nota de imprensa da presidência da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA).
A visita surge na sequência da recente conquista do Campeonato do Mundo de Futsal Adaptado VIRTUS, alcançada pela seleção portuguesa a 7 de dezembro, em Espanha, competição na qual se destacaram quatro atletas do Santa Clara - Fábio Costa, Ricardo Costa, Sandro Botelho e Rúben Metade - e que ficou marcada por “uma participação irrepreensível” da equipa nacional, informa ainda.
Durante a visita, o presidente do da Assembleia Legislativa dos Açores, Luís Garcia, afirmou que o Desporto Adaptado constitui “um exemplo maior de excelência, inclusão e valorização do potencial humano”.
Luís Garcia, citado na nota, sublinhou que o feito representa “um exemplo claro de que tudo é possível no desporto, seja ele regular ou adaptado”, enaltecendo ainda "o elevado nível de compromisso, dedicação e espírito de superação" demonstrado pelos atletas e "o papel determinante" da equipa técnica, treinadores e restantes profissionais.
No contacto com o clube, o presidente da Assembleia Legislativa manifestou ainda satisfação por conhecer outras vertentes do trabalho desenvolvido pelo Santa Clara no âmbito do desporto adaptado, nomeadamente as iniciativas de inclusão social e profissional dos atletas, lê-se ainda na nota.
A visita incluiu ainda o contacto com atletas da modalidade de Atletismo Adaptado do Santa Clara, cujos resultados recentes e evolução desportiva foram igualmente destacados pelo presidente da Assembleia Legislativa, que sublinhou o trabalho consistente desenvolvido pelo clube em várias disciplinas do desporto adaptado.
