Açoriano Oriental
Acidente
Despiste de camião e derrame de ácido clorídrico leva a corte de estrada
O trânsito na A29 (Gaia/Estarreja) está cortado em ambos os sentidos devido ao despiste de um camião cisterna com ácido clorídrico e consequente derrame da carga, devendo os trabalhos de limpeza prolongar-se por várias horas.
Despiste de camião e derrame de ácido clorídrico leva a corte de estrada

Autor: Lusa/AO online
    Em declarações à agência Lusa, fonte dos Bombeiros de Gaia referiu que os meios no local estão, neste momento, "a fazer a contenção do derrame" e a garantir o arrefecimento do reservatório do camião, de forma a evitar o risco de explosão.

    De acordo com esta fonte, o despiste do camião cisterna ocorreu numa curva apertada no final da A29, no nó com a A20, tendo o condutor sofrido algumas escoriações ligeiras.

    Relativamente aos riscos de um derrame de ácido clorídrico, a fonte referiu tratar-se de uma substância inflamável, cujos vapores "podem ser invisíveis e são mais pesados do que o ar, podendo entrar no solo, esgotos e caves".

    Os fumos libertados em caso de derrame são, segundo explicou, "corrosivos, irritantes e susceptíveis de atacar os materiais, libertando hidrogénio e podendo formar uma mistura explosiva em contacto com o ar".

    O despiste do camião ocorreu pelas 12:20 (hora local), no sentido Sul/Norte da A29, junto ao acesso para a Ponte do Freixo.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados