Açoriano Oriental
Desempregados baixam no Alentejo, Algarve e Centro e sobem na Madeira, Açores, Norte e Lisboa
O número de desempregados diminuiu no Alentejo, Algarve e Centro em relação ao trimestre anterior, mas aumentou na Madeira, Açores, Norte e Área Metropolitana de Lisboa, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística.
Desempregados baixam no Alentejo, Algarve e Centro e sobem na Madeira, Açores, Norte e Lisboa

Autor: Lusa/AO Online

A taxa de desemprego aumentou 1,1 pontos percentuais na Região Autónoma da Madeira, 0,8 pontos percentuais na Região Autónoma dos Açores, 0,2 pontos percentuais no Norte e 0,1 pontos percentuais na Área Metropolitana de Lisboa.

Pelo contrário, a taxa de desemprego diminuiu no Alentejo 0,8 pontos percentuais, no Algarve 0,6 pontos percentuais e no Centro 0,3 pontos percentuais.

De acordo com os dados avançados hoje pelo INE, a taxa de desemprego manteve-se nos 11,9% no terceiro trimestre, a mesma observada no trimestre anterior, o que representa uma queda homóloga de 1,2 pontos percentuais.

Ainda assim, neste período, a taxa de desemprego foi superior à média nacional em quatro regiões do país: Região Autónoma da Madeira (14,7%), Norte (13,6%), Área Metropolitana de Lisboa (12,8%) e Região Autónoma dos Açores (12,1%).

Os valores inferiores à média nacional foram observados no Alentejo (11,8%), Algarve (10,2%) e Centro (8,2%).

Em relação ao trimestre homólogo, a taxa de desemprego diminuiu em todas as regiões, com exceção da Região Autónoma da Madeira (onde aumentou 1,7 pontos percentuais).

Os maiores decréscimos homólogos ocorreram na Região Autónoma dos Açores (3,6 pontos percentuais), no Centro (2,3 pontos percentuais) e na Área Metropolitana de Lisboa (1,2 pontos percentuais).

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados